
Os resultados extremamente positivos dos judocas Nathan de Freitas Relíqueas e Pâmela Mathias, ambos de 16 anos, garantiram aos dois o direito ao programa do governo federal Bolsa Atleta, que visa dar condições financeiras aos atletas de alto rendimento para que se mantenham e se dediquem aos treinamentos e competições.
A informação foi confirmada pelo técnico José Ovídio Duarte da Silva, do Centro Esportivo de Aperfeiçoamento Técnico Cultural de Três Lagoas (CEAT). “A documentação deles já foi enviada. Agora estamos esperando o retorno do Ministério dos Esportes via e-mail ou carta registrada para que ambos possam ir ao banco abrir a conta para que o benefício seja depositado”, explicou.
Existe uma diferença entre as verbas, no entanto. Nathan está enquadrado no Bolsa Atleta Estudantil e Pámela no Federal. “Os valores mudam um pouco. A estudantil é menor que a federal. Mas a diferença é pequena”, frisou o treinador. Para que um atleta se enquadre junto aos que têm direito ao programa, precisa ficar entre os três primeiros do país a cada temporada.
Nathan conquistou no ano passado o tricampeonato brasileiro estudantil. Ele e Pâmela foram campeões em 2011 do Grand Prix e do Brasileiro Paraolímpico.
EVOLUÇÃO
O grande mérito da dupla de judocas é a evolução que vem conquistando em curto espaço de tempo. “O Nathan evoluiu muito. Posso dizer que ele está muito próximo de uma seleção brasileira. A Pâmela também está melhor a cada dia. Acredito que os dois em breve vão figurar no cenário nacional”, destacou Ovídio.
ORGULHO
O treinador não esconde o orgulho que sente pelos atletas. “O que mais me estimula, mais me dá ânimo em continuar é o retorno que eles dão. Com certeza, é um orgulho muito grande para mim”, salientou.
PARAOLIMPÍADAS
“Eles podem chegar, pois são muito novos ainda. Só não podemos nos precipitar e colocar mais responsabilidade neles do que precisam. Mas é claro que vão chegar lá, basta continuar o trabalho”, finalizou Ovídio.