
Ao contrário do que vem sendo divulgado pela situação, os resultados apresentados pelo instituto Ícone de Pesquisa, contratado pelo site Bonito News apontam o favoritismo do candidato Leonardo Duarte nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB-MS). Na cidade de Dourados o levantamento realizado entre os dias 13 e 23 de setembro de 2009 apontou que nas pesquisas espontâneas, o candidato da oposição Leonardo Duarte apresentou 30% das intenções de voto, enquanto o candidato da situação, Ary Raghiant Neto, apareceu com 25%.
Na mesma cidade e período, a pesquisa estimulada apontou que o candidato Leonardo Duarte recebeu 37,5% das intenções de voto, enquanto Ary Raghiant Neto aparece com 30%. Em ambos os casos a pesquisa demonstra uma vantagem superior a 5% para o candidato da oposição.
Além de realizar pesquisas em Dourados, o Instituto realizou o levantamento em Campo Grande em duas ocasiões. Os dados, na primeira pesquisa, foram colhidos entre os dias 13 e 23 de setembro de 2009. A pesquisa espontânea apontou que Ary aparecia como favorito, com 43,4% das intenções de voto contra 25,7% de Leonardo Duarte. No caso de pesquisa estimulada, Raghiant apareceu com 45,7% das intenções de voto e Leonardo com 26,9%.
A mesma pesquisa foi refeita entre os dias 30 de outubro e cinco de novembro e os dados sofreram muitas alterações. Leonardo Duarte apareceu com 42,6% das intenções de voto contra 29% do candidato da situação. A pesquisa estimulada também mostrou que Leonardo está a frente, com 43,2% das intenções. A situação apareceu em apenas 29,5% das intenções de voto.
CAMPANHA
As campanhas terminam no final dessa semana e as eleições acontecem no dia 16 de novembro (segunda-feira), entre as 8 horas e as 17 horas. Cerca de 8950 advogados podem votar. A exigência é estar em dia com as mensalidades da OAB que podem, inclusive, serem pagas no momento da votação.
As votações ocorrem simultaneamente em 31 municípios do Estado, com 32 urnas eletrônicas distribuídas nas subseções. A disputa envolveu os candidatos Ary Raghiant Neto – apoiado pela situação e Leonardo Avelino Duarte, apoiado por mais de cinco diferentes oposições.
As campanhas tiverem início em fevereiro de 2009 e superaram, inclusive, a duração das campanhas de presidente e governador, que duram em média quatro meses. Entre as principais marcas estão os ataques feitos por meio de matérias nos sites dos candidatos, assim como no youtube e twitter.
Leonardo Duarte, advogado e professor universitário, representa a oposição e é apoiado por diversos ex-presidentes da entidade, como o ex-governador Wilson Barbosa Martins, Carmelino Rezende, Elenice Carrille e Carlos Marques.
A vantagem nas pesquisas, conquistada principalmente por meio de propostas consistentes e ações voltadas para o lado social, coloca Leonardo como favorito às eleições. Suas 16 propostas de trabalho garantirão maior rapidez do Poder Judiciário, melhoria dos serviços prestados pela Caixa de Assistência dos Advogados e amparo aos municípios do interior do Estado com visitas da diretoria para identificação das necessidades e disponibilização das palestras e cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA) para todos esses profissionais.