O MEC (Ministério da Educação) oferece curso aos professores que atuam na educação infantil, em parceria com as universidades federais.
A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e a UFMS irão oferecer o curso no estado, que contará com a parceria da UEMS, para cursos em Campo Grande e Dourados.
O estado terá o maior número de municípios com os cursos disponíveis aos professores. São 480 vagas para profissionais de dez cidades do de Mato Grosso do Sul, cada uma com 40 vagas. Na Capital e em Dourados serão abertas duas turmas – Campo Grande (UFMS e UFMS/UEMS) e Dourados (UFMS/UEMS e UFMS/UFGD).
O curso é gratuito e presencial, oferecido através da Plataforma Freire, tem 360 horas e duração de 18 meses.
As inscrições estão abertas até 30 de janeiro de 2010. Após esta data, as secretarias de educação têm até 28 de fevereiro para validá-las. Caso haja mais inscrições do que o número de vagas disponíveis, cabe às instituições de ensino superior fazer a seleção dos candidatos. As aulas estão previstas para começar no primeiro semestre do próximo ano.
Especialização
De acordo com o MEC, a oferta de curso de especialização em educação infantil integra a política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica, que o Ministério da Educação desenvolve em parceria com estados, Distrito Federal e municípios.