Centenas de peixes da espécie cascudo apareceram mortos no córrego Fazendinha, na avenida Durval Rodrigues Lopes, em Paranaíba, nesta semana. Os peixes estavam por todo canal. Um forte odor pode ser sentido no local. É a segunda vez que o problema ocorre no mesmo local em menos de um ano.
Os primeiros peixes mortos apareceram na terça-feira (5). No mesmo dia foram recolhidas amostras para análise em um laboratório UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O resultado dos exames ainda não foi divulgado.
Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente disseram ser cedo para emitirem um parecer, porque haveria muitas possibilidades, entre elas, o despejo de produtos químicos na água, como agrotóxicos ou até mesmo alguma infecção por fungos.
Eles também não souberam precisar a quantidade de peixes retirados do local. Moradores das proximidades reclamaram do mau cheiro no local. “Ficou insuportável. Uma verdadeira carniça. Nos primeiros dias o cheiro já estava forte, mas, na quinta-feira, tudo ficou podre e não dava mais para abrir as janelas de casa”, disse o aposentado José Antônio Ferreira, que mora perto do córrego.
O cascudo, geralmente, têm boa resistência a situações adversas. Em outubro do ano passado situação semelhante ocorreu no mesmo córrego, onde peixes da mesma espécie foram encontrados mortos. De lá pra cá não houve nenhuma medida para evitar o dano ambiental.