Paranaíba foi a cidade escolhida para sediar um encontro que vai reunir produtores rurais de dezoito municípios de Mato Grosso do Sul, localizados na região do bolsão e parte do norte, para discutir o Arranjo Produtivo Local do Leite. O evento será realizado dia 19 de março, no Sindicato Rural de Paranaíba.
Maracaju
Paranaíba será cidade polo para encontro de produtores de leite do Bolsão
Encontro será realizado no dia 19 de março, no Sindicato Rural de Paranaíba
A organização é da Secretaria de Produção do Estado (Seprotur) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), que vão oferecer um dia de atividades e palestras com discussão de temas relacionados à inovação e rentabilidade na produção de leite.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Amaral, a intenção é discutir inovações etécnicas que possam beneficiar os produtores da região. “O nosso papel é fornecer informações e fomentar a produção de leite para que a atividade seja também rentável para o produtor”, ressaltou.
O encontro conta com a presença da secretária de produção do Estado, Tereza Cristina Corrêa da Costa, do presidente da Agraer, José Antônio Roldão e do superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
Para o Wilberto o evento será uma oportunidade de retomada do setor no município, que já foi a maior bacia leiteira do Estado. “É preciso buscar inovações no meio rural para que o produtor consiga sobreviver na era da tecnologia, quem não fizer sofrerá uma natural exclusão da atividade em que atua”, alertou.
Atualmente, em Paranaíba o setor é representado pela Associação dos Criadores de Girolando, que oferece aos produtores assistência por meio do programa Balde Cheio.
O encontropara discussão daAPL do Leite, pela primeira vez realizado em Paranaíba, para Wilberto, será mais uma maneira de auxiliar os produtores de leito não apenas de Paranaíba, mas de toda a região. “Faço o convite a todos os produtores de leite da região, que venham neste dia de confraternização e também de informações que poderão alavancar a sua produção”, falou.
As inscrições para a APL do Leite poderão ser feitas na abertura do evento, que terá início às 7h30 com pausa para o almoço, que será servido no local.