Uma parceria envolvendo o governo do Estado e prefeitura, por meio da Fundesporte e da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã (Funcespp), está transformando Ponta Porã no grande destaque do bicicross em Mato Grosso do Sul.
Neste domingo, o diretor presidente da Fundesporte, Julio César Komiyama, esteve na cidade para promover a entrega de materiais para os atletas que desenvolvem esta modalidade. São capacetes, uniformes e outros artigos de segurança para os pilotos.
A solenidade foi realizada na pista montada em frente à Funcespp. Várias autoridades prestigiaram o evento como o presidente da Câmara Municipal, Daniel Valdez, o Puka, e a vereadora Duce Manosso. Dirigentes da Fundesporte e da Federação Estadual de Bicicross foram recebidos pelo diretor-presidente da Funcespp, Adir Teixeira.
O responsável pelo bicicross no município, professor Osvaldo, ficou emocionado e lembrou a grande luta para que o esporte conquistasse a atenção das autoridades e também a simpatia da população que prestigia as competições. De acordo com a Funcespp, a escolinha de bicicross do município será encampada a partir de agora pelo professor Thales.
Logo após a entrega dos materiais, foi desenvolvido o Circuito de Bicicross de Ponta Porã, que reuniu dezenas de competidores e um grande público para assistir. Ponta Porã se destaca pelo pólo de bicicross. “Temos aqui vários campeões em nível estadual e no ano passado, nosso menino, o Manuel, foi campeão nacional, disputando a competição em Mato Grosso”, informou o professor Adir Teixeira.
O diretor presidente da Fudesporte, Julio Cesar Komiyama, confirma o grande potencial de Ponta Porã no bicicross: “Ponta Porã é o local que dá os melhores resultados. É o município que, temos certeza, traz medalhas nas competições realizadas no Brasil. Por isso que estamos procurando dar total apoio ao bicicross, investindo neste polo, aqui na fronteira”, afirmou.
A próxima competição nacional será realizada no início de maio na cidade mineira de Betim. De acordo com a Federação Estadual de Bicicross, a delegação de Mato Grosso do Sul deverá ter 18 atletas. Dez serão de Ponta Porã. “Este incentivo do governo do Estado nos faz planejar novos investimentos, procurando melhorar a estrutura desta pista”, afirmou Adir, referindo-se à pista construída no terreno em frente à sede da Funcespp.
Ele agradeceu em nome do prefeito Flávio Kayatt, pelo apoio recebido junto ao governo do Estado e disse que a Funcespp mantém 16 projetos envolvendo cerca de 1500 crianças e jovens em atividades esportivas e culturais. “Aqui, temos um projeto chamado Chute Certo, que visa formar jogadores de futebol. Recentemente, numa peneirada realizada pelo cruzeiro, em Dourados, três garotos nossos foram aprovados e irão para Belo Horizonte para fazer novos testes nas divisões de base do time mineiro”, destacou.
O professor Pelezinho, responsável por várias escolinhas em Mato Grosso do Sul ao longo de várias décadas, também prestigiou o evento elogiando o trabalho do professor Osvaldo junto ao bicicross em Ponta Porã.