Veículos de Comunicação

Oportunidade

Presidência veta mudanças no fuso horário do Acre

Apesar de a maioria da população local ter sido favorável à adotar o fuso horário antigo

A Presidência da República vetou o projeto de lei que alterava o fuso horário do Acre, de parte do Amazonas e de parte do Pará. O veto foi assinado na terça-feira (20) pelo vice-presidente da República, Michel Temer, que exercia a função de presidente em exercício na ausência de Dilma Rousseff, que estava no Uruguai.

Pelo projeto, aprovado pelo Congresso neste ano, os moradores da região deveriam atrasar os relógios em uma hora, ou seja, ficando duas horas atrás do horário de Brasília. A proposta seguia o resultado do referendo realizado no Acre em outubro de 2010, quando quase 60% dos eleitores foram a favor da mudança.

Na ocasião, a população do Acre foi às urnas opinar sobre uma lei, sancionada em 2008, que alterou a diferença entre o horário local e o de Brasília para apenas uma hora. Antes de a lei entrar em vigor, o Acre marcava duas horas a menos (diferença que chegava a três horas no horário de verão).

Apesar de a maioria da população local ter sido favorável à adotar o fuso horário antigo, o vice-presidente vetou integralmente o projeto, sob o argumento de que nele não era bom para o país.