Muita tensão, mas a vaga assegurada nas semifinais. Diante de um competitivo Once Caldas, o Santos ficou no empate em 1 a 1 nesta quarta-feira e correu riscos, mas avançou na Copa Libertadores. Sob a presença de mais de 33 mil torcedores no Pacaembu, os santistas se vingaram de 2004, quando foram eliminados pela mesma equipe colombiana também na fase de quartas de final.
O personagem foi novamente Neymar, que marcou o gol santista, teve certa responsabilidade no gol do Once Caldas e, apesar de uma grande atuação, desperdiçou também pênalti sofrido por ele próprio. Ainda assim, foi o principal responsável por fazer o Santos sonhar na Libertadores ao sacar os colombianos. No confronto de ida, foi dele a assistência para gol feito por Alan Patrick no triunfo por 1 a 0.
Por um lugar na decisão, o Santos aguarda o vencedor do duelo entre Jaguares, do México, e Cerro Porteño, do Paraguai. Os dois se enfrentam nesta quinta-feira e os paraguaios carregam a vantagem de um empate por 1 a 1 conquistado fora de casa. Se der Jaguares, os santistas atravessam a América para jogar em território mexicano já na quarta que vem.
Resistente à tensão da partida, o Santos também permanece como o único representante do Brasil na Copa Libertadores. Apesar da vaga confirmada, os santistas tiveram de jogar com disposição e conseguiram a classificação por triunfo de 2 a 1 no placar agregado.