Veículos de Comunicação

Oportunidade

Sesi abre período de matrículas

Os industriários e seus dependentes devem fazer a pré-matrícula apresentando a declaração de baixa renda

A Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul abre, a partir desta terça-feira (08), o período de matrículas nas escolas de Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Dourados para a Educação Infantil, Ensino Fundamental (1ª a 9ª série), Ensino Médio, EBEP (Educação Básica do Sesi articulada com a Educação Profissional do Senai) e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Nos casos específicos da EBEP e da EJA, as 1.007 vagas oferecidas são 100% gratuitas para os industriários e seus dependentes, sendo 90 da EBEP – 30 para Corumbá, 30 para Dourados e 30 para Três Lagoas – e 917 para a EJA – 135 para Campo Grande, 210 para Corumbá, 188 para Dourados e 384 para Três Lagoas.

O período de pré-matrícula da EBEP vai até o dia 20 de janeiro de 2010, sendo que o resultado da seleção dos interessados sairá no dia 26 de janeiro nas sedes das escolas e a matrícula será de 27 a 29 de janeiro. Os industriários e seus dependentes devem fazer a pré-matrícula apresentando a declaração de baixa renda, comprovante da categoria dos trabalhadores da indústria e seus dependentes a qual pertencem e o histórico escolar do Ensino Fundamental.

Já na EJA as vagas gratuitas são direcionadas aos industriários e seus dependentes sem necessidade de pré-matrícula, sendo que as 917 vagas oferecidas podem ser ampliadas conforme a procura por parte do público alvo. Para a superintendente do Sesi, Maura Gabínio, essa é uma possibilidade de proporcionar ao trabalhador da indústria o acesso ao conhecimento e promover a elevação do capital cultural.

“Isso, certamente, vai resultar em boas oportunidades, proporcionando melhor qualidade de vida. Acreditamos que com essa oferta de vagas, o industriário poderá acelerar a formação”, analisou Maura Gabínio, completando que o Plano Estratégico do Sesi tem como um dos seus desafios a promoção da educação básica de qualidade para o trabalhador e sua família.

Ensino regular

A coordenadora da Área de Educação do Sesi no Estado, Simone de Figueiredo Cruz, lembra que o ensino regular – Educação Infantil, Ensino Fundamental (1ª a 9ª série) e Ensino Médio – não está incluído no programa de gratuidade e os interessados podem fazer a matrícula até o dia 29 de janeiro de 2010. “Os interessados devem procurar as escolas do Sesi para ter mais detalhes”, disse.

Ela refere-se aos estabelecimentos de ensino Maria José Castello Zahran (Campo Grande), Edmundo Macedo Soares e Silva (Campo Grande), Professor Luiz de Assis França (Corumbá), Professora Neurília de Souza Medeiros (Três Lagoas), Escola do Sesi (Dourados), sendo que apenas as escolas do interior do Estado contam com a EBEP.

Simone Cruz ressalta ainda que as escolas da Rede Sesi de Educação utilizam metodologia inovadora aplicada a um ensino de qualidade para os trabalhadores da indústria e seus dependentes. “Com unidades em quatro cidades, as nossas escolas têm infra-estrutura completa para o melhor aprendizado e uma formação diferenciada. Além disso, adotamos o material didático da Rede Pitágoras de Ensino, integra uma das maiores instituições de ensino do País composto por colégios, faculdade e fundação, com atuação, inclusive, internacional”, destacou.

Serviço — Mais informações com as secretarias das escolas Edmundo Macedo Soares e Silva (67-3325-7646), Maria José Castello Zahran (67-3365-7861), Professor Luiz de Assis França (67-3231-6311), Professora Neurília de Souza Medeiros (67-3521-2557) e no Sesi de Dourados (67-3424-4822)