Veículos de Comunicação

Esportes

Técnico do Paraguai tenta anular Ganso para vencer Brasil

Martino não adiantou a equipe que entrará em campo no domingo, em La Plata, mas disse que já tem "o time na cabeça"

Anular o armador Paulo Henrique Ganso, que "faz todas as assistências", pode ser a chave do Paraguai para vencer o Brasil no domingo, nas quartas de final da Copa América, disse nesta sexta-feira o técnico paraguaio Gerardo Martino.

"Para que Neymar não preocupe, Ganso não pode receber a bola", disse "Tata" Martino, que considera o armador do Santos a principal fonte das jogadas de ataque do Brasil. Segundo ele, "Ganso faz todos os passes, e é importante não lhe dar espaços. O Brasil faz com que a bola sempre passe por seu número dez".

Martino não vê "vantagem em ter enfrentado o Brasil na primeira fase" da Copa América, já que o "Brasil joga sempre da mesma maneira". A partida, pela segunda rodada do Grupo B, terminou empatada por 2 a 2. "Além do mais, agora entramos na fase decisiva do torneio, quando o Brasil começa a jogar, pegar firme", como já aconteceu contra o Equador, goleado por 4 a 2 no encerramento da fase de grupos.

O técnico lembrou que o Paraguai "tradicionalmente joga bem contra adversários mais fortes, e alguns poderão dizer que é porque não temos responsabilidade na partida".

Martino não adiantou a equipe que entrará em campo no domingo, em La Plata, mas disse que já tem "o time na cabeça". "Não vou falar porque, entre outras coisas, ainda não sei se terei Roque Santa Cruz". O atacante do Blackburn Rovers sofreu uma lesão no empate por 3 a 3 contra a Venezuela, na quarta-feira passada.

"Vamos esperar Santa Cruz ao menos por mais um dia. Vamos ver os resultados dos exames e, a partir daí, começar a formar a equipe. Sabemos que jogamos nossa pior partida", disse Martino sobre o empate por 3 a 3 com dois gols da Venezuela nos minutos finais. "Mas analisando os três jogos (no Grupo B), há mais coisas positivas que negativas em nosso futebol".

O técnico evitou opinar sobre o árbitro argentino Pezzota, que dirigirá Brasil x Paraguai, mas advertiu que "é certo que não está havendo boa arbitragem na Copa América", e isto também "preocupa para as eliminatórias sul-americanas" à Copa do Mundo do Brasil, em 2014, que começam em alguns meses.