O Campeonato Brasileiro da Série D tem início neste sábado, a partir das 17h (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, com o jogo entre Juventude-RS e Brusque -SC. A primeira fase do torneio será disputada com oito grupos de cinco equipes, todas divididas por critérios de localização.
A pressão pelo acesso está nas costas de Juventude-RS (campeão da Copa do Brasil em 1999), Gama-DF (ex-integrante da Série A e campeão brasileiro da Série B em 1998) e Santa Cruz (que também tem história na elite e uma das maiores médias de público nos últimos anos).
Mas outros clubes correm por uma das quatro vagas. O Grupo 5 pode ser considerado, no papel, o mais complicado. Anapolina-GO, Gama-DF, Itumbiara-GO, Tupi-MG e Tocantinópolis-TO lutam por duas vagas. Nacional-AM, Sampaio Corrêa-MA e Mirassol-SP também tem boas chances.
O Santa Cruz vendeu, na última quinta-feira, em Recife, mais de 10 mil ingressos para a estreia, contra o Alecrim-RN, que será realizada em João Pessoa, justamente para aproveitar a grande presença de torcedores do tricolor pernambucano em uma cidade mais próxima de Recife. O mando de campo é da equipe potiguar, mas o estádio, o Goianinha, tem capacidade para apenas 3 mil torcedores. Os pernambucanos terão ainda mais 6 mil bilhetes à disposição.
"Acho que pela proximidade dos Estados, o nosso torcedor vai encher o estádio e a gente espera ter um pouco do Arruda aqui dentro", afirmou o lateral esquerdo Dutra, ex-Sport-PE, a principal contratação do Santa Cruz para a disputa da Série D.
Outras equipes também têm torcidas representativas. Bicampeão sergipano, o River Plate-SE vai a Feira de Santana pegar o Bahia, que foi campeão estadual, no Estádio Joia da Princesa.
Já o São Raimundo-PA, campeão da Série D de 2009, estreia contra o Sampaio Correia-MA. Plácido de Castro-AC, Penarol-AM, Tocantinópolis-TO, Formosa-DF, Sendas-RJ (equipe mantida pela rede de supermercado carioca) e Cerâmica-RS são alguns dos poucos conhecidos times que também disputam o torneio.
A Série D de 2011 sofreu uma alteração em relação às duas edições anteriores. Agora, são 40 clubes divididos em oito chaves com cinco equipes cada. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a segunda fase, quando terá início os confrontos diretos entre os 16 clubes classificados.
Os quatro clubes que chegarem às semifinais garantem acesso para a Série C em 2012.
Na temporada passada, subiram para a Série C: Guarany de Sobral-CE, Madureira, Araguaína-TO e Joinville-SC. São Raimundo-PA, Alecrim-RN, Gama-DF e Juventude-RS foram rebaixados e começam a luta para sair da última Divisão do futebol brasileiro.
Confira a primeira rodada da Série D:
Sábado (16/07)
17h Juventude-RS x Brusque-SC
17h30 Nacional-AM x Vila Aurora-MT
18h São Mateus-ES x Volta Redonda-RJ
Domingo (17/07)
15h Sendas-RJ x Formosa-DF
16h Guarani-CE x Santa Cruz-RN
16h Alecrim-RN x Santa Cruz-PE
16h Bahia de Feira-BA x River Plate-SE
16h Treze-PB x Vitória da Conquista-BA
16h Tocantinópolis-TO x Anapolina-GO
16h CENE-MS x Oeste-SP
16h Mirassol-SP x Operário-PR
16h Cianorte-PR x Cruzeiro-RS
17h São Raimundo-PA x Sampaio Corrêa-MA
17h Penarol-AM x Cuiabá-MT
17h Trem-AP x Independente-PA
Segunda-feira (18/07)
20h30 Itumbiara-GO x Tupi-MG