Veículos de Comunicação

Oportunidade

Twitter ganha novas funcionalidades

O site terá um novo formato, mais limpo e com várias novas funcionalidades

O Twitter apresentou na quinta-feira da semana passada um novo design das páginas dos usuários. O site terá um novo formato, mais limpo e com várias novas funcionalidades. A principal mudança é que fotos e vídeos anexados aos tweets ficarão visíveis diretamente na timeline – o lugar onde aparecem as mensagens das pessoas que você segue -, assim como ocorre no Facebook.

A nova versão se organiza em torno de quatro novas seções: "Início", "Conectar", "Descobrir" e "Conta".

"Início", na versão em português, é onde ficam as últimas notícias dos contatos mais importantes. Ao lado esquerdo vão estar o campo para twittar, o "Who To Follow" (quem seguir) e as estatísticas do seu perfil no Twitter. Ao clicar nos tweets, eles se expandem para exibir informações sobre a pessoa que postou a mensagem e detalhes sobre o próprio tweet, como número de compartilhamentos.

A seção "Conectar" é onde "você participa da conversa", segundo o blog oficial do site. Nela, ficam organizadas as interações dos outros com você: quem o seguiu, mencionou, retweetou ou "favoritou" um tweet seu.

"Descobrir" é a local onde o Twitter indica conteúdo. As indicações variam conforme seus posts, as hashtags utilizadas e sua geolocalização.

Por fim, o perfil fica reorganizado. Na parte superior há uma barra com sua foto e informações. Abaixo, sua timeline. À esquerda, informações sobre seu perfil (seguidores e seguidos e tweets favoritos) e perfis parecidos com você.

Na web, as mudanças chegarão gradualmente a todos nas próximas semanas. Porém, quem tiver os aplicativos (tanto o do Twitter quanto o de seu "irmão" TweetDeck) em seus aparelhos móveis, como iPhone iOS e Android, já poderão experimentar as funcionalidades.

Outra novidade é que a partir de agora é possível incorporar os tweets em blogs e sites. Até então, para reproduzir um tweet era preciso cortar a imagem exibida no computador. O processo ficou mais fácil – e lógico. Bastará incluir um código, como é feito com vídeos do YouTube. E será possível retwittar, marcar como favorita ou responder a mensagem direto no tweet incorporado (a ferramenta abre uma janela pop-up). É possível ainda editar a formatação tweet. A funcionalidade já está disponível.