Uems de Paranaíba nasceu com a implantação do curso de Direito há 16 anos. De lá para cá, a unidade passou por muitos desafios, grandes conquistas e hoje agrega não apenas uma, mas duas ofertas do curso de Direito, uma de Pedagogia, uma de Ciências Sociais e dois cursos de especialização, um em Educação e o outro em Direitos Humanos.
Outra conquista na evolução e amadurecimento da unidade é realização dos eventos científico-culturais com a participação coletiva da comunidade e a busca por qualificação dos professores em cursos de mestrado e doutorado.
Atualmente, 28 professores encontram-se em processo de qualificação profissional em instituições renomadas como UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), USP (Universidade de São Paulo), Pucamp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), ITE (Instituição Toledo de Ensino), UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Unesp e (Universidade Estadual Paulista), UMSA (Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos Aires).
O curso de Mestrado dura, em média, 2 anos, e o de Doutorado, 4 anos. Alguns professores contam com bolsas-auxílio ou com o afastamento remunerado de suas atividades acadêmicas. O propósito da Universidade é estimular e garantir que mais professores obtenham o título de mestre ou de doutor para garantir a otimização do ensino, da pesquisa e da extensão no currículo instintucional da Uems.
Em Paranaíba, de 2009 para 2010, cinco professores concluíram seus cursos de Mestrado, sendo Alessandro Martins Prado, Gláucia Aparecida da Silva Faria Lamblém, Mario Lúcio Garcez Calil, Claudia Karina Ladeia Batista e Raquel de Freitas Manna. Além disso, um dos professores doutores efetivos da unidade, Silvane Aparecida de Freitas, concluiu seu Pós-doutorado em Linguística Aplicada no IEL/Unicamp no ano de 2009.
Em processo de qualificação encontram-se os seguintes professores: Pós-doutorado, Estela Natalina Mantovani Bertoletti; Doutorado, Milka Helena Carrilho Slavez, Ademilson Batista Paes, Djalma Querino de Carvalho, Leni Aparecida Souto Miziara, Juliano Gil Alves Pereira, Gabriel Luis Bonora Vidrih Ferreira, Carlos Eduardo França, Maria Silvia Rosa Santana, Sidinea Aparecida Gonçalves da Silva, Ângela Aparecida da Cruz Duran, Leia Comar Riva; Mestrado, Dabel Cristina Maria Salviano, Roberta Alessandra Pantoni, Rodrigo Cogo, Maria Raquel da Cruz Duran, Lisandra Moreira Martins, Carlos Augusto de Oliveira Diniz, Giseli Marques Bianchini, Rogério Nogueira Guimarães, Estefânia Naiara da Silva Lino, Izolda Maria Carvalho Baldo, Guimarães Resende e Nelson Reis Oberlander Júnior; Especialização, Adejunior Genuíno, Delaine Oliveira Souto Prates, Washington César Shoiti Nozu, Andréia Lemos de Oliveira, Emerson Campos de Moraes.
Tramita na Capes o pedido de autorização para que a Uems de Paranaíba possa abrir seu primeiro Mestrado em Educação. Para isso, é preciso que a Universidade invista na construção de salas para os professores, salas de aula e salas de atendimento aos alunos.