
O 3º Torneio de Pesca Esportiva do Tucunaré que aconteceu no sábado, no Balneário Público Municipal, no rio Sucuriú, superou as expectativas. Ao todo, 100 equipes participaram da competição que começou por volta das 8h e se encerrou com a entrega da premiação às 18h. O torneio foi realizado em dupla e não em trio, como nas edições anteriores. O evento foi realizado pela Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas e contou com o apoio da Prefeitura Municipal e do Grupo RCN de Comunicação.
Segundo um dos organizadores do evento, Stênio Congro Neto, a competição deste ano fez com que o Torneio de Pesca se tornasse o terceiro maior evento do gênero entre os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Na primeira e segunda edição, cerca de 30 equipes participaram. Nesta, a participação aumentou mais do que o dobro.
De acordo com Stênio, 30% dos participantes eram de Três Lagoas, os demais de outras cidades e estados. Para ele, o torneio de pesca contribui para o desenvolvimento do turismo no município. “Há pescadores de vários estados. Isso ajuda na divulgação de toda a potencialidade que Três Lagoas possui”, comentou.
Para o ano que vem, Stênio Congro informou que haverá muitas novidades, a fim de que a competição atraia mais participantes, bem como um número maior de pessoas para prestigiá-la. “A nossa ideia é melhorar ainda mais a premiação e realizar, junto com a competição, uma feira da pesca, além de oferecer mais atrações durante a entrega da premiação. Queremos tornar o evento mais atrativo para os turistas”, adiantou.
O empresário Rosário Congro Neto parabenizou a comissão organizadora e reforçou que é preciso inserir na programação novas atrações, como forma de atrair mais pessoas para o local. Ele ressaltou que seria interessante disponibilizar ônibus para fazer o transporte da população até o balneário. “Mas, é assim que começa. O Motoshow, por exemplo, começou pequeno, com poucos participantes, e hoje é um evento que reúne milhares de pessoas. Assim acontecerá com o Torneio de Pesca”, comentou.
Rosário Congro agradeceu ao apoio da administração municipal, em especial da prefeita Márcia Moura (PMDB), que desde o primeiro evento tem colaborado com sua realização. A prefeita esteve no local e destacou a importância da competição. “Vocês estão de parabéns. Neste ano, houve um número maior de participantes, e isso só acontece quando existe organização e planejamento. Se depender da Prefeitura, vamos continuar apoiando esse evento”, frisou.
O vereador Idevaldo Claudino (PT), um dos defensores do turismo no município, parabenizou a Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas e o Grupo RCN de Comunicação pela realização do evento. “Competições como essa contribuem para ajudar na divulgação da nossa cidade e de todo o seu potencial turístico. Temos que valorizar nossos rios, que são belíssimos”, frisou.
COMPETIÇÃO
Os peixes capturados ficaram em uma piscina e depois foram soltos em pontos diferentes no rio. A classificação foi definida através do sistema de pontuação. Para cada medida, houve um multiplicador. Os dez primeiros colocados receberam troféus. Entretanto, a premiação ocorreu através da realização de sorteio.
Classificação
1º lugar– Alexandre Ferreira e André Luiz Rocha- Pereira Barreto
2º lugar– Jerry Jerônimo e Reinaldo Galhardo – Itapura (SP)
3º lugar– Cleiton Rodrigues e Júnior Bólis- Ipatura- SP
4º lugar– Ivo Cevelfe e Paulo de Tarso- Mirandópolis- SP
5º lugar– Luiz Cláudio e Karina Rodrigues- Santa Fé do Sul
6º lugar- Rafael Claro e João Claro- Três Lagoas
7º lugar– Flávio Ferreira e Aloísio Ferreira- Paranaíba – MS
8º lugar-Adalberto Freitas e Hermínio Ferreira- Paranaíba- MS
9º lugar– Rodrigo Costa e Renato Graxa- Santa Fé do Sul- SP
10º lugar– Eudinésio Vilela e Luiz Carlos Ribas-
Premiação
Carreta e um barco de seis metros- Junceles Alves dos Santos e José Ricardo de Oliveira
Motor yamaha 25 HP- Marcio Massuchimi Neto
Motor Hamaha 15 HP- Edmilson Martins e Rogério Soares
Motor elétrico e uma bateria- Masser Elkak e Pedro
Motor elétrico- Marcelo e Paulinho. Outros pescadores foram contemplados com diversos kits de pesca.