Veículos de Comunicação

Três Lagoas

?A Floresta do Raio Vermelho? terá a reestreia dia 26 em TL

A peça tem classificação livre, e é indicada para todos os públicos, crianças e adultos

O grupo reestréia o espetáculo Infantil, do autor Jomar Magalhães -
O grupo reestréia o espetáculo Infantil, do autor Jomar Magalhães -

Projeto de extensão “Grupo de Teatro Identidade” da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) do Campus de Três Lagoas, com parceria e apoio do Departamento de Cultura do município, realizará uma apresentação teatral gratuitamente à população três-lagoense no domingo, dia 26 de setembro.

O grupo reestréia o espetáculo Infantil, do autor Jomar Magalhães, “A Floresta do Raio Vermelho”, sob a direção de Leandro Cazula, às 20h, no Anfiteatro da UFMS, Campus de Três Lagoas, Unidade I, próximo ao Exército.

A peça tem classificação livre, e é indicada para todos os públicos, crianças e adultos, pois aborda a temática ambiental em sua representação, protagonizada por diversos personagens de uma floresta que estão se organizando para defendê-la da destruição e para preservarem suas próprias vidas.

O espetáculo foi elaborado durante o ano de 2009 através do desenvolvimento do Projeto de Extensão “Projeto Identidade V” – CPTL/UFMS, num processo de seis meses de duração, para a criação cênica do mesmo. Com duração de 40 minutos, o espetáculo foi apresentado em 13 ocasiões no ano anterior, atingindo aproximadamente 4 mil pessoas, entre crianças e adultos.

Neste ano o espetáculo foi remontado para atingir distintos tipos de públicos, além do infantil, na qual já se encontram agendadas diversas apresentações para escolas e entidades do município. O grupo ainda idealizará o espetáculo em outros municípios e também em eventos Cênicos.

A ESTÓRIA

A estória da peça teatral transcorre entorno do personagem Burraldino, que é um burrinho muito sarcástico e esperto. Cansado de sofrer maus tratos na cidade, decide fugir e acaba chegando a uma floresta muito especial, a “Floresta do Raio Vermelho”.

Na Floresta, inicialmente, ele conhece uma árvore falante, que para sua surpresa até então árvores não falavam com animais. No local onde esta fixada a árvore começam a surgir vários animais diferentes, nativos deste local, pois a floresta corre risco de ser destruída por lenhadores e caçadores. Os moradores da floresta decidiram se reunir em assembléia para tentar descobrir um meio de proteger o seu habitat.

Na tentativa de ajudar seus novos amigos, os animais da floresta, Burraldino e um indiozinho chamado Tucana, começam uma busca incessante por um “objeto” desconhecido que faria cair uma chuva prateada sobre a floresta, e isso afastaria todos os homens que desejassem mal a natureza.

Kiko, o macaco, já cansado de tanto procurar o tal objeto em vão, decide tocar o apito que seu avô, Macaco Véio, deu pra ele. No momento em que o apito é assoprado, nuvens negras cobrem toda a floresta e cai a tão desejada chuva prateada, afastando todos os homens de coração mal que queriam fazer mal a natureza.

O ELENCO

O elenco é composto pelos atores e atrizes: Andryel Tosta, Liliam Carolini, Henrique Lopes, Nadialine Stefan, Roberta Brambila, Tatiana Mizobe, Mariana Lemes, Cristóvão Henrique, Glenda Lorencetti, José Claudino e Raquel Henares, com apoio técnico na sonoplastia e na iluminação de Glauber Stefan.

Um dos objetivos desta apresentação, além de divulgar as produções teatrais do Grupo Identidade e fomentar a formação de platéia, é para já começar a propagar a Semana Cultural “MS em Cena – 4.ª Representação”, que ocorrerá de 5 a 15 de Novembro no município de Três Lagoas, trazendo para a população diversas produções artísticas do estado e de outras localidades.