Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Abertas inscrições para cursos do Prominp

Índice de aprovação na prova de conhecimentos básicos foi de 70% em Três Lagoas

Evasão no teste, realizado no sábado, foi de 10%, em média -
Evasão no teste, realizado no sábado, foi de 10%, em média -

Iniciou-se ontem o processo de matrículas dos candidatos aprovados para os cursos de qualificação do Programa de Mobilização Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), da Petrobras, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Conforme Algemiro Munhoz Calistel Filho, supervisor técnico de gestão e aprendizagem industrial do CetecSenai Três Lagoas, ao todo, 1.072 pessoas se inscreveram para concorrer às 860 vagas disponibilizadas pelo programa, que visa qualificar mão de obra para a construção civil na Região do Bolsão. Dessas, 740 compareceram no dia da prova de conhecimentos básicos, que aconteceu no último sábado. “O resultado da prova foi divulgado ontem [terça]. Em média, 70% dos candidatos foram aprovados no exame, que tinha caráter classificatório. Esse índice ficou dentro do esperado pelo Senai”, explicou o supervisor.

Apenas em Três Lagoas, para onde o Prominp destinou 400 vagas, 390 candidataram-se. Desses, 278 compareceram para o exame – a média de aprovação foi a mesma (70%).

O supervisor explicou que o Senai estuda como completar as vagas que sobraram – aproximadamente 120. Ele antecipou que uma alternativa pode ser um novo processo seletivo a partir no próximo mês. “Os cursos são distribuídos em turmas e algumas delas vão ser iniciadas em abril. Isso nos permite avaliar como suprir estas vagas”, explicou.

MATRÍCULAS
As vagas são distribuídas entre as cidades de Três Lagoas (400), Brasilândia (160), Selvíria (100), Bataguassu (100) e Água Clara (100). As matrículas seguem até amanhã. De acordo com Algemiro, em Três Lagoas os candidatos aprovados devem procurar a sede do Senai para se matricularem. Já nas cidades que não contam com o Serviço, elas devem ser efetuadas nas sedes das prefeituras ou secretarias de assistência social.

Os cursos do Prominp são gratuitos e visam qualificar a mão de obra para atender, principalmente, à etapa de construção civil da fábrica de fertilizantes da Petrobras, em Três Lagoas. Além disso, todos os candidatos que tiverem frequência nas aulas receberão uma bolsa de estudo de R$ 300,00.

Entre as áreas que Petrobras e Senai visam suprir com a formação profissional estão as de armador, carpinteiro, eletricista, encanador, pedreiro. As aulas começam já na próxima segunda-feira.