Veículos de Comunicação

Outono

Abril é considerado o mais quente em 5 anos e aquece venda de ventiladores

Lojas de eletrodomésticos registram aumento médio de 30% de condicionadores de ar e ventiladores

 - Arquivo/JP
- Arquivo/JP

O intenso calor registrado nas últimas semanas faz do mês de abril de 2016 o mais quente dos últimos cinco anos. Normalmente a temperatura neste período do ano é mais amena por ser outono, no entanto, o que se tem vivenciado, em Três Lagoas, por exemplo, é tempo seco e temperaturas chegando aos 37°C, segundo o Inpe.

“O que está ocorrendo neste ano é bem atípico por isso o mês de abril ganha destaque por registrar temperaturas tão altas. E o calorão vai continuar por toda a estação. O que se prevê é um outono mais quente e com pouca chuva, diferentemente do que ocorreu no último ano quando tivemos temperaturas mais baixas”, explicou o meteorologista Natálio Abrahão Filho.

Ele ressalta que o outono é mais úmido e isso segura as massas de ar polar e ainda aumenta a sensação de calor e de abafamento. Pontua ainda que o fenômeno climático El Niño influencia na meteorologia.  Segundo o meteorologista, apesar da alta temperatura vai ocorrer frio previsto para o final de maio. Contudo, com menos intensidade do que normalmente é registrado para o período.

Aquecimento das vendas

Para driblar o calor, a população foi em busca de ventiladores e condicionares de ar, o que provocou aquecimento nas vendas. A reportagem pesquisou três lojas de eletrodomésticos, em Três Lagoas, e os comerciantes informaram que venderam em abril, em média, 30% a mais se comparado com os três primeiros meses do ano.

Previsão
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) prevê temperatura máxima de 35°C para esta segunda-feira (18) e, mínima, de 21°C, em Três Lagoas. A possibilidade de chover é pequena e apenas de 5%.

Na terça-feira (19) o calor continua e os termômetros devem registrar máxima de 35°C e, mínima, de 22°C.