Árbitros e assistentes – os bandeirinhas –de Mato Grosso do Sul participaram neste último fim de semana da etapa de teste de aptidão física, realizado em Campo Grande. O teste teve objetivo de selecionar possíveis convocações para atuação na temporada 2015 do Campeonato Estadual de Futebol. Dos seis três-lagoenses que participaram do teste, cinco foram aprovados.
O coordenador de futebol da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel), Rodrigo Lopes, também participou do teste e trouxe boas notícias para casa. O coordenador foi um dos cinco aprovados. Participaram do teste três árbitros e três assistentes de Três Lagoas. O assistente que não foi aprovado passará por outro teste dentro de 30 dias.
O teste de aptidão física foi realizado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e foi dividido em duas etapas. De acordo com Lopes, na primeira fase os participantes deveriam realizar seis tiros de corrida de 40 metros, no tempo de seis segundos. Nessa fase todos os três-lagoenses foram aprovados.
A segunda fase também foi de tiro de corrida por tempo. A prova consistia em 24 tiros para ser realizados em 34 segundos. Lopes diz que o resultado agradou a equipe. “Estamos satisfeitos, pois, os testes são rígidos. O resultado mostra que nosso trabalho e nosso esforço está trazendo resultados positivos”.
CONVOCAÇÃO
Para que os três-lagoenses trabalhem na temporada, deverão ser selecionados por sorteio. Os árbitros e assistentes sorteados deverão trabalhar por escala no Estadual. A próxima fase é preparatória que deve ocorrer logo no início do ano. Essa fase será ministrada pela comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que passará instruções teóricas.
Atualmente, o Sindicato de Árbitros de Três Lagoas (Sindárbitro/TL), possui 20 árbitros, oito deles estão aptos para trabalhar na FFMS. A árbitra Daiane Muniz, que também é filiada na CBF, e o árbitro Maicon de Souza, já atuaram em outros jogos da série A do Estadual, o que pode significar uma chance de Três Lagoas ser representada na equipe de arbitragem da temporada 2015.