
O ministro interino da Integração Nacional, Carlos Antônio Vieira Fernandes, e o governador Reinaldo Azambuja assinaram nesta quarta-feira (9), em Brasília, termo de compromisso para construção de 28 pontes em 11 municípios de Mato Grosso do Sul atingidos pelas chuvas dos últimos meses. O convênio prevê investimento federal de R$ 18, 3 milhões.
A assinatura do acordo foi acompanhada pelo coordenador da bancada federal no Congresso Nacional, senador Waldemir Moka (PMDB) e pelos deputados federais Vander Loubet e José Orcírio Miranda dos Santos, ambos do PT, Carlos Marun e Geraldo Resende, do PMDB, Tereza Cristina Corrêa da Costa (PSB), Mandetta (DEM), Dagoberto Nogueira (PDT) e Elizeu Dionísio (PSDB).
De acordo com o ministro, a liberação dos recursos é necessária em razão das fortes chuvas que atingiram Mato Grosso do Sul entre dezembro e janeiro, causando destruição de estradas e pontes, o que comprometeu o tráfego de veículos e caminhões em vários municípios. “Recebemos a demanda e procuramos apressar a aprovação do plano de trabalho para que os prejuízos sejam minimizados”, comentou o interino.
O governador Reinaldo Azambuja fez breve relato da situação no Estado, onde, segundo ele, as chuvas derrubaram 97 pontes, afetando diretamente 37 dos 79 municípios. As pontes a serem reconstruídas estão localizadas em Amambai, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Iguatemi, Juti, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.