Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Aumento da frota de veículos sobrecarrega o Detran local

A falta de espaço físico tem prejudicado o atendimento aos usuários que precisam emplacar seus veículos

Espaço onde deveria ser utilizado para emplacamento está lotado de carros -
Espaço onde deveria ser utilizado para emplacamento está lotado de carros -

O crescimento de Três Lagoas tem refletido em vários setores da cidade. As filas nos bancos e supermercados estão cada vez mais longas. Estacionar o carro na área central está quase impossível uma vez que o fluxo de veículos aumentou consideravelmente. A principal causa da elevação do número de carros e motos na cidade, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), é que a frota teve um aumento de 14% neste ano. Esse fator apresenta outra consequência negativa, pois as apreensões de veículos que circulam irregularmente também têm aumentado.

Ao chegar à agência do Detran do município, logo é possível encontrar vários veículos apreendidos espalhados por toda a área. O pátio onde eles eram estacionados anteriormente não comporta mais a quantidade de carros e motos que chegam ao local todos os dias. Segundo o Detran, atualmente existem 776 veículos no local. A maior parte desse total (71%) é de motos. O pátio do Detran poderia estar ainda mais caótico caso os veículos que estão em uma área emprestada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos) tivessem sido encaminhados para o pátio.

O acúmulo de carros e motos tem prejudicado o emplacamento e vistoria feitos no Detran, pois eles estão ocupando também o espaço onde esses trabalhos eram realizados. O órgão informou que algumas pessoas são atendidas fora do Detran pela falta de espaço.

Para tentar minimizar o problema, o Detran/MS alugou um terreno no valor de R$ 63 mil mensais, em frente da 1ª Delegacia de Polícia Civil, para estacionar os veículos. No entanto, aguarda que algumas alterações sejam feitas, como a calçada, por exemplo. O Detran não sabe ainda quando essas obras ficarão prontas.