Veículos de Comunicação

Carnaval

Campeã das escolas do Grupo Especial do Rio será conhecida na quarta

Apuração das 12 escolas de samba do Grupo Especial terá início nesta quarta, 10, às 15h45, quando começará a leitura das notas dos jurados

A Mangueira, última escola a entrar na avenida, fez homenagem à Maria Bethânia - Gabriel Santos/Riotur
A Mangueira, última escola a entrar na avenida, fez homenagem à Maria Bethânia - Gabriel Santos/Riotur

A apuração dos desfiles de domingo, 7, e segunda-feira, 8, das 12 escolas de samba do Grupo Especial terá início nesta quarta-feira, 10, às 15h45m, quando começará a leitura das notas dos jurados.

Antes, às 12h20min, os presidentes das doze agremiações se reunirão com a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), na sede da entidade, para fazer o sorteio que definirá a ordem de abertura dos envelopes, quesito por quesito. O último quesito a ter as suas notas anunciadas será o primeiro usado para o avaliar o desempate das agremiações com a mesma pontuação; persistindo a igualdade, o desempate será feito no quesito anterior e, assim, sucessivamente.

As arquibancadas populares dos Setores 12 e 13, na Praça da Apoteose, onde é montado o palco da apuração, estarão liberadas ao público. O acesso à pista só será permitido aos credenciados. Ao final da cerimônia, os presidentes das seis primeiras escolas colocadas serão convidados a subir no palco para receber os troféus em nome de suas agremiações.

As seis primeiras classificadas retornarão ao Sambódromo no próximo sábado, 13, para o desfile das campeãs. A última colocada será rebaixada e desfilará no Grupo de Acesso Série A, da Liga Independente das Escolas do Rio de Janeiro (Lierj), no Carnaval de 2017. As escolas da Série A se apresentam na sexta-feira e sábado de carnaval.

A escola vencedora da Série A também terá os envelopes abertos nesta quarta-feira, após a abertura dos envelopes das escolas do Grupo Especial. A vencedora da Série A desfila no ano que vem, no Grupo Especial. (Agência Brasil)