A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, na quarta-feira (12), o Projeto de Lei 2800/11, do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que concede incentivos fiscais para as empresas que se instalarem em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Três Lagoas
Comissão aprova incentivo para instalação de empresas em locais de baixo IDH
Conforme a proposta, essas empresas irão pagar apenas metade do Imposto de Importação
Conforme a proposta, essas empresas irão pagar apenas metade do Imposto de Importação (II) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes sobre a aquisição de máquinas destinadas à sua instalação.
Imposto de Renda (IR), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Cofins e contribuição para a Seguridade Social (CSS) também são reduzidos em 50% ao longo de 5 anos.
O relator, deputado Guilherme Campos (PSD-SP), apresentou emenda para determinar que a medida é válida apenas para empresas que se instalarem em municípios com menor IDH, limitado aos 20% com índice mais baixo.
Desenvolvimento
Campos argumenta que os benefícios fiscais se justificam porque as empresas que se instalam em municípios mais pobres “têm custos mais elevados devido a problemas de infraestrutura, logística e escassez de capital humano”.
O relator afirma ainda que a rede de proteção social, criada nos últimos anos, iniciou “a árdua tarefa” de distribuir renda. Mas, argumenta, gerar e distribuir desenvolvimento representa tarefa ainda mais complexa. “A atual rede de proteção social deu um grande passo ao criar mercados consumidores em regiões de baixo IDH, e o passo seguinte é levar os meios de produção a essas regiões”, sustenta.
Tramitação
Em caráter conclusivo, o projeto segue para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.