
A falta de articulação política da administração municipal e de vereadores três-lagoenses com a bancada federal do Estado (senadores e deputados) pode inviabilizar a criação da Faculdade de Medicina de Três Lagoas. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) incluiu recentemente essa meta no seu Plano de Desenvolvimento Institucional, (PDI) para 2014.
No entanto, a implantação de um curso de medicina no município depende da instalação de um hospital público, onde professores e alunos residentes possam dar atendimento adequado à população. Como não existe projeto e muito menos recursos previstos para a construção desse hospital, a faculdade pode não sair do papel.
A inspiração para a implantação de uma Faculdade de Medicina em Três Lagoas veio de uma viagem da reitora da UFMS, professora Célia Maria Silva Correa Oliveira, ao Ceará, quando ela soube da construção de um hospital público na cidade de Juazeiro do Norte, e, como consequência, da instalação, na mesma cidade, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL