Técnicos da área de saúde do Município participam desde ontem (6) de curso de capacitação sobre a redução do consumo de drogas lícitas e ilícitas. Esse é um tema interessante, porque na maioria das vezes a preocupação recai sobre as drogas com comercialização proibida; como cocaína, maconha ou heroína.
Mas o crescimento da ingestão de drogas lícitas, como cigarro, álcool e moderadores de apetites, vêm cada vez mais preocupando as autoridades de saúde do país. “Essa capacitação permite a troca de informações entre os profissionais da saúde para que possamos receber e compartilhar experiências em relação ao com os usuários de drogas lícitas”, destacou a secretária de Saúde, Elenir Neves.
Segundo consultor do Ministério da Saúde, Domiciano Siqueira, especialista na área e responsável por ministrar o curso existem três etapas no processo de implantação de uma proposta de como lidar como o uso de drogas. “O primeiro passo é a sensibilização, ou seja, tocar o coração das pessoas; a segunda etapa é a capacitação, onde fazemos a pergunta: como é que eu faço de forma diferente? E por último, o acompanhamento com a seguinte pergunta: como é que vem sendo feito esse trabalho?”, informou Domiciano.
O curso de capacitação termina hoje e faz parte do Programa Municipal DST/AIDS, da Secretaria de Saúde.