
Dezessete empresários de Três Lagoas passarão a contar com o certificado de Qualificação de Fornecedores Avançado (POF – Avançado) para lidar com grandes fornecedores, nesta semana. O programa é desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso do Sul (IEL/MS) e visa dar subsídios para empresários locais atenderem às necessidades de grandes indústrias. Por meio dele, como explicou o gestor do PQF no Mato Grosso do Sul e representante do IEL – unidade de Três Lagoas, Hugo Bittar, o empresário recebe qualificação e treinamento profissional, serviços de consultoria e auditoria. “Trata-se de um programa bastante completo para ajudar a empresa a se adequar às novas necessidades do mercado e também aos grandes compradores instalados no município”.
O curso de fornecedores, no nível avançado, contou com 838 horas de treinamento. Entre os novos certificados, estão empresas do ramo de recursos humanos, obras, comércio, serviços de manutenção, autopeças e fábricas de máquinas. Além dessa turma, o PQF formou, em 2011, 35 empresas locais no nível básico, com 212 horas de treinamento e investimentos que vêm gerando resultados, conforme Bittar. “Hoje, temos 35 empresários qualificados pelo PQF fornecendo para grandes indústrias e a maioria deles tiveram um crescimento considerável no faturamento”, explicou. Dados sobre faturamentos e outras estatísticas deverão ser apresentados na certificação.
ÂNCORAS
Executado pelo IEL, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (IEL/MS), o Programa de Qualificação de Fornecedores Avançado (PQF-Avançado) é mantido por três empresas âncoras: a Fibria – pioneira e também a maior compradora da micro e pequena empresa-; a Eldorado e a Sitrel.
“Hoje, a Fibria é a grande compradora dos nossos fornecedores já que as outras empresas ainda estão na fase da construção civil, etapa desenvolvida, na maioria dos casos, por terceirizadas”, explicou.
De acordo com a Fibria, em 2011, a empresa atingiu a margem de 31% no total de compras junto a fornecedores locais. O resultado equivale ao dobro da meta estipulada até dezembro (15%).