A direção da Escola Estadual Fernando Correa em Três Lagoas aproveitou o direcionamento dos focos pelos bons índices alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para mostrar a necessidade da instituição de ensino em conquistar uma biblioteca. Na recente visita do governador André Puccinelli a escola, foi firmado o compromisso de atender o pedido.
Segundo a professora Sônia Maria Terezinha Barboza, que responde pela direção da escola, a principal dificuldade enfrentada para melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido está na falta de uma biblioteca. A escola tem uma pequena e modesta sala com poucos livros, mas a carência é suprida com a existência de uma sala de informática que permite as pesquisas dos alunos.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), das 136.781 mil escolas de Ensino Fundamental, apenas 41.646 (30%) contam com biblioteca. É uma realidade longe da ideal.
A escola estadual Fernando Correa atingiu índice 5,9 para as séries iniciais no Ideb. Ainda na região do Bolsão, outras seis escolas ficaram com índices acima dos 4,6 determinados para as séries iniciais.
ESPERANÇA
O Programa Nacional Biblioteca na Escola, do MEC, deve distribuir este ano acervos literários para abastecer as escolas brasileiras, priorizando títulos destinados aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Unidades com até 250 alunos devem receber 100 títulos; com 251 a 500 jovens matriculados, 200; e acima de 501 estudantes, 300.