Veículos de Comunicação

Pelas Crianças

Fibria promove seminário do Programa Agente do Bem Três Lagoas

Evento reuniu setores da comunidade local que atuam com a proteção de crianças e adolescentes

Evento atraiu representantes de entidades e órgãos públicos que trabalham com o tema - Reprodução/TVC
Evento atraiu representantes de entidades e órgãos públicos que trabalham com o tema - Reprodução/TVC

A empresa Fibria, fabricante de celulose de eucalipto, promoveu nesta quarta-feira (26) um evento com 130 representantes de diversos setores da comunidade local para o primeiro seminário do Programa Agente do Bem em Três Lagoas. O evento teve como objetivo a troca de informação e conhecimento sobre a proteção da infância e adolescência, por meio de palestras e mesas de diálogo.

Lançado em março deste ano, o programa tem como objetivo mobilizar todos os setores da sociedade local para ações de proteção da infância e adolescência, formando uma coalizão para engajar a comunidade, e desta forma, que cada pessoa se torne um agente multiplicador.

Para isso, a Fibria inclui no desenvolvimento do programa ações que visam discutir e estimular propostas que fomentem de forma preventiva a proteção da criança e adolescente. Na ação mais recente, o público do seminário contou com palestras de profissionais referência nacional e internacional no assunto, e também com apresentação de práticas desenvolvidas em outros estados, por movimentos sociais e iniciativas privadas, que obtiveram êxito.

Para diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativas da Fibria, Malu Pinto e Paiva, o programa vai contribui para deixar um legado positivo para população local. “O objetivo é que o programa seja estruturado de forma a deixar um legado de boas ações, influenciando positivamente e despertando a cultura de prevenção para a proteção da infância e adolescência. O Agente do Bem reforça o papel do ser humano como agente defensor dos valores do convívio em sociedade na resolução das questões comunitárias contribuindo para um mundo melhor”, afirmou.

O seminário contou com a presença de órgãos municipais como o Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), as secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, empresas privadas, representantes do comércio local, entre outros.

“A Fibria está empenhada neste tema, e a empresa entende que ações de troca de conhecimento são essenciais para engajar a comunidade e fortalecer a causa. O nível de sensibilização e engajamento aumenta na medida em que envolvemos toda a sociedade para construírem o programa, encontrando as melhores práticas de forma conjunta e participativa”, disse a coordenadora de Sustentabilidade da Fibria, Flávia Tayama.

LANÇAMENTO

No seminário ainda aconteceu o lançamento da Campanha Agente do Bem e apresentação do Plano de Ação da Rede de ProteçãoTrês Lagoas, que integram um dos eixos de atuação do programa, que é o extramuros. As ações terão como objetivo disseminar conhecimento e informação sobre a promoção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes por meio da sensibilização entre toda comunidade local.

O programa tem parceria com a Childhood Brasil – organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation. A organização trabalha com as empresas, sociedade civil e com o governo para, juntos, planejarem ações que influenciem a agenda de proteção da infância e adolescência em projetos e políticas públicas. (Com informações da Fibria)