Fios soltos e cabos pendurados em postes de energia são uma cena comum nas ruas de Três Lagoas, gerando riscos de acidentes e comprometendo a segurança da população. Para resolver esse problema, a concessionária Neoenergia Elektro, responsável pela rede de distribuição, iniciou em maio uma força-tarefa para a retirada de cabos desativados e reordenamento da fiação.
O trabalho teve início nas principais vias da cidade, como as avenidas Baldomero Leituga, Júlio Ferreira Xavier e Filinto Müller, locais identificados com grande quantidade de cabos soltos e instalações irregulares.
“Nós realizamos um censo em todo o município, mapeando os pontos críticos onde havia fios desativados e equipamentos instalados de forma irregular. A partir disso, iniciamos a regularização e remoção desses cabos”, explicou Pamella Rocca, analista de relacionamento da Neoenergia Elektro.
370 POSTES EM LIMPEZA
A operação já está em andamento em mais de 370 postes nos bairros Jardim Alvorada e Centro, onde técnicos da distribuidora realizam a retirada de fios, caixas e equipamentos que não seguem as normas de segurança. A iniciativa também inclui a notificação das empresas responsáveis: até o momento, 16 empresas de telecomunicação já foram notificadas por uso irregular dos postes.
Além de melhorar o visual urbano, a medida é essencial para a segurança pública, reduzindo riscos de curto-circuito, incêndios e choques elétricos. “Instalar cabos e equipamentos sem autorização da distribuidora é uma prática perigosa, que compromete não só a segurança, mas também o fornecimento de energia”, alerta Vinícius de Paula, gerente da Neoenergia Elektro.
FISCALIZAÇÃO SEGUE NORMAS
A Neoenergia Elektro lembra que o compartilhamento de postes com empresas de telefonia, internet e TV a cabo é regulamentado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 004/2014 da Aneel, Anatel e ANP, além da Resolução 1.044/2022 da Aneel.
Essas normas exigem que as empresas apresentem projetos técnicos, aguardem análise e obtenham aprovação da distribuidora antes de instalar cabos nas estruturas.
“O que estamos fazendo é garantir o cumprimento da legislação. Esse trabalho nas avenidas é apenas o começo. Temos um mapeamento completo do município e daremos continuidade à fiscalização nos próximos períodos”, reforçou Pamella Rocca.
MULTAS
De acordo com as normas em vigor, é responsabilidade da distribuidora de energia fiscalizar e assegurar a regularidade das instalações nos postes. O descumprimento das regras pode resultar em multas de R$ 2 mil por infração, tanto para a concessionária quanto para as empresas que utilizam os postes sem autorização ou em desacordo com as normas técnicas.