
O governador do Distrito 4470 do Rotary Internacional, Elvio Gusson, está visitando Três Lagoas. Ele assumiu o cargo em julho, e de acordo com o cronograma da entidade internacional, o presidente deve visitar todos os Rotary Clubes do seu distrito. Na manhã de ontem, Elvio Gusson visitou o Grupo RCN de Comunicação. Ele esteve acompanhado do presidente do Rotary Clube Três Lagoas, José Aparício Dantas, do presidente do Rotary Clube Cidade das Águas, Milton Gomes Silveira, e da governadora Assistencial do Rotary Clube da região, Ledir Garcia de Souza.
No período da tarde, Gusson reuniu-se com os integrantes do Rotary Cidade das Águas e hoje vai se reunir com os integrantes do Rotary Três Lagoas. Ele estaria visitando também as entidades assistenciais e os projetos a que os dois clubes atendem.
Elvio Gusson disse que o trabalho do Rotary é caracterizado pelo voluntarismo. Ele informou que, no mundo, existe 1,2 milhão de rotarianos. No Brasil, o número é de 55 mil, e no Distrito 4470 são 1.800 rotarianos.
Com o lema “Dar de Si, Antes de Pensar em Si” o Rotary desenvolve trabalho voltado para os menos favorecidos. Uma das principais bandeiras da entidade é a campanha da poliomielite contra a paralisia infantil. “Realizamos esse trabalho desde 1985 e a nossa meta é de que até 2013 tenhamos essa doença erradicada no mundo”, comentou.
O Rotary, segundo o presidente do Distrito, atua em diversas áreas, como na habitação, combate à fome e miséria, no intercâmbio de jovens e grupos de estudo. “Para o próximo ano, a nossa meta é desenvolver um trabalho mais voltado para a questão ambiental”, revelou.
ENTIDADES
Segundo o presidente do Rotary Clube Três Lagoas, José Aparício, a entidade desenvolve o projeto “Planeta Sustentável”, que consiste no plantio de árvores, e ainda desenvolve um trabalho que empresta 300 cadeiras de rodas para as pessoas que delas necessitam. O Rotary Clube Três Lagoas existe há 52 anos e conta com 65 integrantes.
Com 12 anos de existência, o Rotary Clube Cidade das Águas desenvolve diversas ações junto às entidades assistenciais, além do projeto “Óleo Limpo”, que tem caráter socioambiental. “Este projeto consiste em recolher o óleo usado a fim de transformá-lo em comestível”, disse Milton Gomes Silveira, presidente do Rotary Clube Cidade das Águas.