O programa Xadrez Para Todos volta a todo vapor com o início do ano letivo em escolas de Três Lagoas. Implantado em outubro passado, o programa ficou suspenso durante as férias escolares e retorna a partir do dia 16, no Centro de Atendimento de Apoio Escolar (Crase), no dia 29 nas escolas municipais do Parque São Carlos e Marlene Noronha e na estadual Fernando Corrêa. Com aulas semanais, o programa beneficia jovens com idades de nove a 17 anos.
É com o objetivo de criar oportunidades a crianças carentes da periferia da cidade a desenvolverem habilidades ligadas ao esporte que o projeto saiu do papel e ganhou vida.
No começo atendia a 120 crianças, mas em menos de três meses saltou para 240. A escolha pelo ensinamento deste esporte, de acordo com José Luiz Galvani, empresário e voluntário, está ligada à valorização do desenvolvimento do raciocínio através de um exercício lúdico. “O benefício do esporte é além de ser mais que uma opção de lazer. Trata-se do seu valor educativo”, argumenta.
O programa conta com o apoio voluntário da Loja Maçônica, da Associação de Xadrez Sul-Mato-Grossense de Três Lagoas e da indústria Eldorado. Além da equipe técnica formada pela professora Maria Aparecida Cirillo Batista e do professor Ismael Gusman que juntos aplicam o conteúdo de fundamentos do xadrez, normas, regras e treinamento do esporte.