Na tarde de ontem (21), o Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (Crase) “Coração de Mãe”, organizou uma palestra para expor problemas que podem ocorrer no atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo foi tentar resgatar a humanização dos atendimentos na saúde pública.
O evento reuniu aproximadamente 60 pessoas, entre elas, profissionais da Saúde e estudantes da área de Serviço Social. Um dos pontos mais importantes do encontro, foi o teatro apresentado por jovens que fazem parte do Crase. O tema da peça foi atendimento na Saúde e contou a história de uma mulher com suspeita de Câncer de Mama, que precisava fazer um exame médico com urgência.
Segundo a gerente da Humanização da Secretaria Estadual de Saúde, Verena Rigo, de Campo Grande, o objetivo do evento foi mostrar como deve ser realizado o atendimento de pacientes. “Este encontro visa promover uma roda de conversa entre os profissionais sobre como está sendo o atendimento médico e quais são as formas possíveis para que os pacientes se sintam bem. No atendimento, é necessário dar carinho, atenção e afeto”, comenta.
O médico obstetra Paulo Sabsuro-Ito, também de Campo Grande, ressaltou a importância da humanização para melhora do paciente. “Todo mundo precisa de respeito, tanto o atendente, quanto o usuário. Por exemplo, para ser bem atendido também se faz necessário que o paciente trate bem aquele profissional”, ressaltou.
No entanto, o profissional destaca ainda que a humanização vai além do contato entre usuário e profissional, envolvendo também, maior participação da família. “Se uma mulher que está na maternidade tiver alguma complicação durante o parto, com a presença de amigos ou familiares, ela acaba se recuperando mais rápido, devido ao respeito e carinho que os familiares oferecem para ela”
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