Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Inmetro reprova duas empresas em Três Lagoas na “Operação Pescado”

Uma delas foi multada em R$ 10 mil, por irregularidades

Ao todo, a ação aconteceu em nove cidades do Estado e resultou na reprovação de 47 produtos - Arquivo/JP
Ao todo, a ação aconteceu em nove cidades do Estado e resultou na reprovação de 47 produtos - Arquivo/JP

A Agência Nacional de Metrologia do Mato Grosso do Sul (AEM-MS), órgão delegado do Inmetro no estado, divulgou a relação das empresas que foram reprovadas na fiscalização “Operação Pescado” promovida em nove cidades de MS, inclusive em Três Lagoas, que tiveram duas marcas reprovadas.

Foram coletadas na cidade 128 unidades de pescados de duas empresas: Filé de Tilapia sem pele de 500 gramas e 1 quilo da Zippy Alimentos e Camarão Vermelho Congelado de 300 gramas, Camarão 7 Barbas Limpo Congelado de 400 gramas, Filé de Merluza de 1 quilo e Pescado Congelado de 1 quilo da Mundial Fish.

Das 92 amostras avaliadas das Mundial Fish, 14 não foram reprovadas. Dos 26 itens pesquisados pelo Inmetro da Zippy somente um não foi reprovado.

As duas marcar avaliadas foram reprovadas pelo Inmetro. Para a análise o órgão confere se as informações divulgadas aos consumidores são as mesmas após o processo de descongelamento e separação de gelo e produto. Ambas não conferiam as informação repassada com o peso real do pescado.

A Operação Pescado aconteceu dos dias 09 a 27 de fevereiro, com objetivo de informar ao consumidor, quais a marcas apresentam segurança em termos de peso, ao adquirir crustáceos, moluscos, frutos do mar e pescados em geral.

EMPRESAS

O Jornal do Povo entrou em contato com as duas empresas reprovadas na Operação em Três Lagoas. O proprietário da Mundial Fish com sede em Araçatuba, Renato Torchetti, informou que a empresa só faz o processo de reembalagem, e não o congelamento do pescado. “A Mundial já adquire o produto congelado com os valores de pesagem informados incorretamente, e repassa aos estabelecimentos comercias, após a reembalagem. Concordamos com a fiscalização, pois o consumidor não deve ser enganado. Por isso, a empresa já providencia a mudança de fornecedores de peixe”.

Em nota, a Zippy Alimentos informou que é uma empresa submetida aos mais rigorosos controles de qualidade, portanto não reconhece quaisquer apontamentos que questionem de forma unilateral está qualidade perseguida por anos. “Visando a satisfação do consumidor final, de maneira segura e honesta faz parte da missão da Zippy, assim, será dedicado maiores esforços para averiguar o ocorrido dando a competente resposta àqueles que prestigiam os produtos da Zippy”, disse.

ESTADO

Foram fiscalizados 41 estabelecimentos comerciais em todo Estado.  Ao todo, 1.028 quilos de amostras de 20 marcas distintas passaram por avaliações.

Desse total foram reprovados 47 tipos de produtos (pescados salgados, congelados, molusco, crustáceo e frutos do mar), no universo de 70 lotes amostrais. As marcas reprovadas apresentaram erros contra o consumidor, entre 2% a 48% a menos do peso declarado.