Enquanto na maioria das cidades só é possível ver jacarés em rios ou em zoológicos, em Três Lagoas eles ‘desfilam’ pelas ruas. Foi isso o que aconteceu na noite desta terça-feira (2).
Um jacaré que habita na Lagoa Maior resolveu “dar um passeio” e assustou quem passava pela avenida Aldair Rosa de Oliveira. O animal seguia em direção ao bairro Interlagos, um dos mais populosos da cidade.
Após a aglomeração de curiosos, o animal retornou para a lagoa. O jornalista Thiago Bonfim filmou o animal e disse ter visto pessoas assustadas.
O ambientalista Manoel Pimenta afirmou que “já passou da hora” desses animais serem retirados da lagoa. No local, segundo ele, há três jacarés grandes, que foram fotografados juntos pela jornalista Laila Rebecca do Amaral. Além desses, segundo Pimenta, existem de três a quatro filhotes de um metro de comprimento, e outros menores, que nasceram no ano passado. Ele disse acreditar que haja 15 jacarés da espécie na Lagoa Maior.
“São jacarés perigosos e não podem continuar na lagoa. Não são as pessoas que estão invadindo o habitat deles, mas eles que estão invadindo o nosso e indo para as ruas. Esses animais acabaram com o equilíbrio da lagoa e comeram quase tudo que existia por lá. Eles atacam os animais. E se atacarem uma criança?”, questionou.
Em fevereiro deste ano, o promotor do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, ingressou com uma ação na Justiça contra a prefeitura da cidade para que retirasse os jacarés do local. No entanto, o juiz Rodrigo Pedrini Marcos não acatou o pedido. O caso segue sem sentença.