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Anatel

Empresas de telemarketing devem adotar o prefixo 0303

Mudança afetará empresas que realizam até 10 mil ligações diárias

A partir de 5 de janeiro de 2025, empresas e organizações que realizam chamadas diárias, incluindo telemarketing, serão obrigadas a adotar o prefixo 0303, como parte de uma medida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para combater ligações indesejadas. A mudança afetará empresas que realizam até 10 mil ligações diárias.

Segundo o diretor do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Três Lagoas, Jurandi da Cunha Viana, a medida visa aumentar a transparência e permitir que os consumidores identifiquem facilmente essas chamadas. “Tem muitas reclamações, e a gente orienta as pessoas a tentarem bloquear as ligações. Hoje, as empresas não estão utilizando o 0303, elas usam qualquer número, e a pessoa acaba atendendo um celular com o prefixo 67, pensando que é uma ligação pessoal, mas é telemarketing”, explica.

Viana explicou que o Procon tem recebido muitas reclamações sobre telemarketing, especialmente em relação ao uso de números aleatórios, o que dificulta o bloqueio das ligações. “Muitas empresas de pequeno e médio porte, que não chegam a 10 mil ligações, acabam utilizando robôs para fazer as chamadas, e as pessoas ficam o dia todo com o telefone tocando. Essas ligações não vêm do 0303, mas de números aleatórios“.

Ele orienta que os consumidores acessem o site “Não Me Perturbe” para bloquear as chamadas indesejadas. Para aqueles que têm dificuldades com a tecnologia, o Procon realiza o bloqueio diretamente no atendimento presencial.

Além disso, Viana alertou sobre o uso do número 0300, que é utilizado por algumas empresas como alternativa ao 0800. Ao contrário do 0800, que é gratuito, o 0300 envolve cobrança compartilhada entre a empresa e o consumidor. “Vou dar um exemplo: se eu ligar para a empresa e ela não tiver o 0800, terei que ligar para o 0300. Quando você liga para o 0300, a empresa ganha 50%, porque você paga parte da ligação, enquanto a empresa fica com a outra parte. Isso não é vantajoso para o consumidor. Portanto, quando as empresas utilizam o 0300, é importante ter cuidado, pois há cobrança, a não ser que seu plano de telefonia seja completo e inclua tudo. Caso contrário, você acabará pagando pela taxa da ligação. A orientação é tentar utilizar outro meio de contato, como internet ou WhatsApp, evitando o uso do 0300, já que ele implica em custos para o consumidor“.

O Procon de Três Lagoas continua a orientar os consumidores sobre como lidar com essas questões, oferecendo apoio para o bloqueio de chamadas e esclarecendo a diferença entre os prefixos 0300 e 0303.

Para atendimento presencial, a unidade fica localizada na rua Dr. Orestes Prata Tibery, número 1762, no bairro Jardim Primaveril. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.