Moradores da rua Peru, no bairro Jardim das Américas, em Três Lagoas, denunciaram problemas recorrentes no serviço de coleta de lixo. Segundo relatos, a coleta convencional deveria ocorrer três vezes por semana – às segundas, quartas e sextas-feiras –, mas, na prática, o caminhão passa apenas uma vez e ainda deixa resíduos espalhados pelas ruas.
Uma moradora, que preferiu não se identificar por questões de segurança, relatou o descaso.
“A coleta deveria acontecer nos dias combinados, mas muitas vezes ocorre só na sexta-feira. E, quando passam, deixam parte do lixo espalhado pela rua. Ligamos, mandamos mensagem, mas não dão retorno. Até dizem que vão resolver, mas não cumprem. Toda semana temos que reclamar de novo”, afirmou.
A situação, segundo os moradores, causa mau cheiro, acúmulo de resíduos e atrai animais de rua, que rasgam os sacos e espalham o lixo.
“Nós fazemos a nossa parte, embalamos corretamente, mas eles passam e deixam parte do lixo espalhado. O que queremos é apenas uma coleta regular, como deveria ser, para termos um ambiente limpo e digno”, acrescentou a denunciante.
Procurada, a Prefeitura de Três Lagoas informou, por meio de nota, que a coleta convencional ocorre três vezes por semana e a seletiva, uma vez. No entanto, o comunicado não abordou a reclamação sobre os resíduos deixados para trás. A administração reforçou apenas que o material deve ser colocado à disposição antes da passagem do caminhão.
Até o fechamento desta edição, a empresa terceirizada responsável pela coleta não se pronunciou.