Veículos de Comunicação

Saúde

Mutirão em Três Lagoas para atualização vacinal e emissão de DVA escolar inicia em 8 de novembro

‘Dia D’ será realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 12h, em 8 de novembro

Declaração de Vacina Atualizada (DVA) é emitida apenas para estudantes com todas as vacinas em dia, sendo obrigatória para matrícula escolar de 2026. Foto: Reprodução/Assessoria.
Declaração de Vacina Atualizada (DVA) é emitida apenas para estudantes com todas as vacinas em dia, sendo obrigatória para matrícula escolar de 2026. Foto: Reprodução/Assessoria.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, a partir de 8 de novembro, o Mutirão de Atualização da Caderneta de Vacinação e Expedição da Declaração de Vacina Atualizada (DVA), documento obrigatório para a matrícula escolar do ano letivo de 2026.

O mutirão contará com o “Dia D” de vacinação, que ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 8h às 12h, com o objetivo de garantir que crianças, adolescentes e adultos estejam com a caderneta de vacinação em dia, atendendo às exigências das redes municipal e estadual de ensino.

Além do mutirão, a SMS realiza, de 3 a 14 de novembro, a Ação do Aluno Imunizado, voltada aos estudantes das escolas estaduais de Três Lagoas. Durante esse período, as equipes das UBSs visitarão as escolas para verificar a situação vacinal dos alunos, atualizar as cadernetas e, quando necessário, aplicar vacinas e expedir a DVA.

A pasta orienta que os pais e responsáveis enviem a caderneta de vacinação no dia solicitado pela escola, para que a equipe de saúde possa analisá-la e verificar a necessidade de atualização.

A Declaração de Vacina Atualizada (DVA) será emitida apenas para os estudantes que estiverem com todas as vacinas em dia, sendo obrigatória para a matrícula escolar de 2026.

*Informação da Prefeitura de Três Lagoas.