Veículos de Comunicação

Educação

Secretária Municipal de Educação fala sobre Prêmio MS Alfabetiza

Três Lagoas alcançou índice de 82,99% de alfabetização, mas a meta é chegar a 100%

Além da premiação, a secretária anunciou a construção da nova Escola Júlio Colinos, que passará de 100 para 500 vagas, ampliando a oferta de ensino na região do bairro Colinos. Foto: Antônio Luiz/RCN 67.
Além da premiação, a secretária anunciou a construção da nova Escola Júlio Colinos, que passará de 100 para 500 vagas, ampliando a oferta de ensino na região do bairro Colinos. Foto: Antônio Luiz/RCN 67.

Treze escolas da rede municipal de Três Lagoas chegaram à final do Prêmio MS Alfabetiza, iniciativa do governo do Estado que incentiva a alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental. O resultado reflete o compromisso da Secretaria Municipal de Educação e dos professores alfabetizadores da cidade.

Segundo a secretária de Educação, Ângela Brito, em entrevista ao programa RCN Notícias, da TVC HD canal 13.1, o programa fortalece o trabalho pedagógico e combate a evasão escolar.

“Nós temos um diferencial em Três Lagoas, que é garantir que 100% dos alunos participem da avaliação. Se uma criança falta no dia da prova, a equipe a busca em casa para que ninguém fique de fora. Esse processo inclusivo é o que mostra que todos podem aprender”, destacou.

O município alcançou índice de 82,99% de alfabetização, mas a meta é chegar a 100%. Aproximadamente 1.700 crianças foram avaliadas, número muito superior ao de municípios menores, o que aumenta a relevância da conquista.

Cada escola premiada receberá R$ 80 mil – divididos em duas parcelas – para investir em melhorias. Entre as contempladas estão: General Nelson de Oliveira, Professora Eliane de Sá Costa, Flauzina de Assunção Marinho, Eufrosina Pinto, Parque São Carlos, Odeira Antônio da Silva, Gentil Rodrigues Montalvão, Ramstebit, Elson Lott Rigo, Olinto Mancini, Joaquim Marques de Sousa e Presidente Médici. A Escola Maria de Lourdes também deve ser incluída na lista.

Além da premiação, a secretária anunciou a construção da nova Escola Júlio Colinos, que passará de 100 para 500 vagas, ampliando a oferta de ensino na região do bairro Colinos.

Para Ângela Brito, o prêmio é um reconhecimento ao esforço coletivo.

“É resultado do trabalho dos professores, coordenadores e gestores que acreditam que, independentemente da realidade social, todas as crianças podem aprender. Quem ganha é a sociedade, porque só há desenvolvimento quando a educação é prioridade”, afirmou.