O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou o resultado final dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção 2026. Todos os demais candidatos incluindo os que não obtiveram a isenção, precisam pagar taxa de R$ 20 até quinta-feira (9), para a inscrição ser homologada. São ofertadas 1.840 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Os pagamentos fora do prazo ou em valores diferentes cancelam a inscrição. A orientação é que o comprovante seja guardado e agendamento bancário, não sendo aceito como comprovação de pagamento. A taxa de inscrição pode ser paga por meio do Pagtesouro em Pix, cartão de crédito ou boleto.
As inscrições seguem abertas até quarta-feira (8) e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção, onde está publicado o edital de abertura do processo seletivo. Podem se inscrever no Exame de Seleção 2026 estudantes que concluíram ou estão para concluir o 9º ano do ensino fundamental, e que tenham o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome.
No técnico integrado do IFMS, o estudante faz o ensino médio e, ao mesmo tempo, se forma em uma área técnica. As opções são: Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
Metade das vagas ofertadas é reservada a estudantes que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Vagas que serão distribuídas para candidatos com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e para candidatos com qualquer renda familiar. Nesses dois grupos ainda há reserva para negros e pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A prova será aplicada no dia 26 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas, e terá duração de quatro horas. Os portões ficarão abertos das 7h30 às 8h30 (horário de Mato Grosso do Sul), e a partir desse horário não será mais permitido entrar nas salas. O candidato deverá portar um documento oficial de identificação com foto.
A prova terá 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa (peso 4), 10 de Matemática (peso 4) e 10 de Conhecimentos Gerais (peso 2), totalizando 100 pontos. O gabarito preliminar será divulgado no dia 27 de outubro.
*Informações Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.