Veículos de Comunicação

Conscientização

Três Lagoas abre oficialmente campanha Maio Amarelo com apelo por paz no trânsito

Ao longo do mês de maio, a programação prevê uma série de ações educativas e de impacto visual em diversos pontos da cidade

Entre as atividades previstas estão blitzes educativas, palestras em escolas, e empresas- Foto: Arquivo/Divulgação.
Entre as atividades previstas estão blitzes educativas, palestras em escolas, e empresas- Foto: Arquivo/Divulgação.

A Diretoria de Trânsito de Três Lagoas deu início, na noite desta quarta-feira (7), à campanha Maio Amarelo com um evento realizado na Feira Central. A cerimônia contou com a participação de autoridades locais, representantes de empresas parceiras e entidades da sociedade civil engajadas na promoção de um trânsito mais seguro.

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a campanha tem como objetivo sensibilizar motoristas, ciclistas e pedestres quanto aos perigos da imprudência nas ruas e rodovias. Ao longo do mês de maio, a programação prevê uma série de ações educativas e de impacto visual em diversos pontos da cidade.

Entre as atividades previstas estão blitzes educativas, palestras em escolas, empresas, no Hospital Regional e na APAE, além de ações interativas nas redes sociais da Prefeitura. Também estão programadas simulações de sinistros de trânsito, passeatas com alunos, pintura de símbolos nas vias e uma carreata de encerramento, marcada para o dia 30 de maio.

O diretor de Trânsito, José Aparecido de Moraes, chamou atenção para os altos índices de acidentes registrados no município. “Infelizmente, Três Lagoas registra, em média, cinco acidentes por dia. Entre 2023 e 2024, o número de acidentes fatais cresceu 34%”, alertou.

Moraes destacou ainda que, embora o poder público esteja intensificando as ações de conscientização e fiscalização, é fundamental que cada cidadão assuma a sua responsabilidade no trânsito. “A campanha é um esforço coletivo para salvar vidas. Precisamos que todos — motoristas, ciclistas e pedestres — se envolvam ativamente nessa causa”, afirmou.

A expectativa da Diretoria de Trânsito é que o Maio Amarelo em Três Lagoas promova uma mudança de comportamento e contribua efetivamente para a redução dos acidentes no município.