Veículos de Comunicação

Documento

Três Lagoas amplia atendimento para emissão do novo RG, mas faltas ainda preocupam

Ampliação dos postos melhorou a oferta de vagas, mas índice de faltas ainda chega a 50% dos agendamentos

Posto do Centro atende até 60 pessoas por dia e a unidade do shopping até 30. Foto: Arquivo/RCN 67.
Posto do Centro atende até 60 pessoas por dia e a unidade do shopping até 30. Foto: Arquivo/RCN 67.

Desde dezembro do ano passado, Três Lagoas passou a contar com dois pontos de atendimento para a emissão do novo Registro Geral (RG), o que ampliou a oferta de vagas e reduziu reclamações da população. Atualmente, os atendimentos são realizados no posto do Centro e na unidade do Fácil, localizada no Shopping de Três Lagoas.

A coordenadora do Posto de Identificação do município, Cristiane Correia, fez um balanço do funcionamento dos dois locais e destacou que a agenda de fevereiro já está completamente preenchida, enquanto março ainda conta com vagas disponíveis, especialmente na primeira semana do mês. Segundo ela, a agenda é aberta sempre na última semana do mês anterior.

“Quem não tiver uma necessidade urgente pode escolher com tranquilidade a data e o horário para março, em um dos dois endereços. É muito importante observar corretamente o local agendado para não perder o atendimento”, alertou.

De acordo com a coordenadora, a ampliação do atendimento trouxe resultados positivos, principalmente no aumento da quantidade de horários disponíveis. Hoje, o posto do Centro atende até 60 pessoas por dia e a unidade do shopping até 30, com meta total de 90 atendimentos diários e mais de 1.600 por mês. No entanto, o principal problema ainda enfrentado é o alto índice de faltas.

“Infelizmente, cerca de 50% das pessoas que agendam não comparecem. Isso impede que a gente atinja a meta de atendimentos, não por falta de estrutura, mas por falta de requerentes”, explicou Cristiane.

Ela reforça que, quando há ausência no atendimento do shopping, não é possível realizar encaixes no local, já que apenas um servidor atua na unidade. Nesses casos, a pessoa pode procurar o posto do Centro para tentar um encaixe, dependendo da disponibilidade.

Atendimentos de urgência continuam sendo priorizados. Pessoas que comprovem necessidade imediata, como prazos do Detran, retirada de medicamentos na Farmácia Popular ou outras situações documentadas, podem comparecer diretamente ao posto do Centro, na rua Emano Soares, nº 250, para triagem. Idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais também têm prioridade, mediante orientação prévia.

O agendamento para emissão do RG é feito exclusivamente pelo site oficial, e não pode ser realizado presencialmente nos postos. Para quem tem dificuldade de acesso à internet, a orientação é buscar auxílio em órgãos públicos ou serviços como lan houses.

O horário de funcionamento dos dois pontos de atendimento é o mesmo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A coordenação reforça o pedido para que a população se comprometa com os horários agendados, garantindo melhor aproveitamento do serviço e mais agilidade no atendimento.