No começo deste mês, um adolescente de apenas 16 anos foi apreendido pela Polícia Militar. O garoto foi detido pelos militares acusado de furtar e vender uma bicicleta. Esta teria sido a 57ª passagem do garoto pelo sistema policial, segundo a Polícia Militar.
O número de “passagens” não é confirmado pela juíza da Vara da Infância e da Juventude, Rosângela Alves Fávero, que ainda não havia, até a semana passada, recebido o caso. Mas, ela cita o caso de outro garoto. “Não tenho conhecimento deste caso específico [do garoto apreendido neste ano]. Até porque pode ser que “uma passagem pela polícia” não signifique que o adolescente cometeu um ato infracional passível de encaminhamento de processo para a Vara da Infância e Juventude, pois pode envolver averiguações e mau comportamento sem implicações. Contudo, já houve o caso de um adolescente que tinha mais de 20 processos em trâmite nesta Vara”, disse.
Apenas no ano passado, a Vara da Infância e da Juventude recebeu 500 novos casos encaminhados pelas autoridades policiais. A juíza lembra que nem todos geraram um processo. Mas a maioria: mais de 90% tem envolvimento, direto ou indireto, com o consumo ou o tráfico de drogas. Os principais fatos levados ao conhecimento do Poder Judiciário no ano passado envolviam adolescentes em, além do tráfico de drogas, furtos, roubos e lesões corporais.
Confira a matéria completa na edição Nº 5.118, de 22 de janeiro de 2013, do Jornal do Povo.