O departamento jurídico da Prefeitura elabora uma lei que deve contribuir para a preservação do patrimônio histórico do município. Atualmente, para realizar o tombamento de alguma edificação particular considerada de valor histórico, por exemplo, é necessário apresentar ao proprietário um decreto assinado pela prefeita Márcia Moura (PMDB). Porém, caso ele se recuse a manter as características originais da construção, dificilmente será punido.
Com a implantação de uma lei municipal específica para proteger o patrimônio histórico da cidade, o que deve acontecer até o final deste ano, caso a Câmara a aprove, quem se negar a preservar os aspectos originais do bem em questão, será multado em 10% do valor total da propriedade. “Infelizmente, ainda existem pessoas que não valorizam a cultura três-lagoense e não se interessam em contribuir com a história da cidade”, disse o coordenador de patrimônios históricos do Departamento de Cultura, Rodrigo Pedroso Fernandes.
Segundo Fernandes, por falta da lei um prédio da década de 20 foi destruído pelo seu proprietário, antes mesmo de ser tombado. Nele, funcionava o Hotel Modelo, um dos principais daquela época.
LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL