Centros de Formação de Condutores (CFCs) e o Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) terão de se adequar à nova Lei (nº 12.217/2010), em vigor desde segunda feira (17) e que prevê aulas de direção noturna aos novos condutores. Para execução das aulas e controle de freqüência as autoescolas e o Detran estão passando por reestruturação, o que inclui contratação e capacitação de novos profissionais e implantação de um sistema eletrônico de controle de freqüência dos alunos.
Conforme a lei, os novos condutores terão 20% das aulas práticas de direção durante a noite, porém, sem aumento na carga horária de aulas. Das 20 aulas exigidas para aprendizagem de direção veicular, quatro serão à noite.
Para Mariano Soares, instrutor de um CFC, as aulas noturnas melhoram a percepção dos condutores. “Os alunos encontram dificuldades nas aulas noturnas para enxergar faixas, placas e a distância entre um carro e outro, por exemplo”, observou. No entanto, ele ressalta ainda que o local destinado às aulas de balizamento não tem infra-estrutura para execução de aulas noturnas. “O local não tem iluminação, banheiro e não atende as exigências da nova Lei”, disse.
A nova Lei também divide opiniões entre os usuários. Segundo a estudante Larissa Rodrigues Vian, outro problema será a adaptação dos alunos, já que muitos terão de mudar sua rotina de trabalho e pessoal para participar das aulas. “Quem estuda e trabalha não tem disponibilidade para fazer aulas à noite”, ressalta.
Já a estudante Jéssica Rafaeli Aguirre, apóia a lei “À noite a visibilidade é menor. Tendo aulas apenas durante o dia os alunos saem despreparados”.
Mais informações em nossa edição impressa