HOMOFOBIA
O vereador Idevaldo Claudino (PT) fez chegar até esta coluna a manifestação de que, embora tenha apresentado projeto de lei na Câmara Municipal institucionalizando a prevenção e combate à homofobia, visando ao estabelecimento de diretrizes de política pública e de diretos humanos no âmbito do município , jamais defendeu a obrigatoriedade de aulas ministradas por homossexuais, até porque esta exigência contrariaria o princípio de igualdade entre pessoas e profissionais da educação.
IRREGULARIDADES
Os órgãos de defesa do consumidor estão de olho nas imobiliárias da cidade. Segundo denúncias recebidas, elas estariam cometendo algumas irregularidades em relação ao sistema de cobrança de juros das parcelas dos terrenos comercializados e também na cobrança da comissão do corretor.
AUTUAÇÃO
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira, garantiu que, depois de uma conversa com a prefeita Márcia Moura (PMDB), vai começar a autuar as empresas responsáveis pelas caçambas de coleta de entulho utilizadas em construção, que ainda não se regularizaram.
PRAZO
Milton Silveira afirmou que foi dado um prazo de seis meses para que as empresas se adequem às exigências da lei. O período foi prorrogado, a pedido dos vereadores, por mais três meses. O novo prazo venceu no último dia 3 de setembro, mas até o momento nenhum empresário procurou o departamento em busca de informações a fim de se regularizar.
FISCALIZAÇÃO
A Prefeitura, a pedido do Ministério Público Estadual, iniciou um trabalho de fiscalização a fim de que o Código de Posturas do Município seja cumprido. A fiscalização começou na região do bairro Colinos e visa fiscalizar os terrenos baldios sujos e calçadas construídas fora das normas.
CALOR
Em razão do forte calor em Três Lagoas, um cidadão comentou que a Prefeitura deveria ter providenciado a reforma do balneário com antecedência. Ele se mostrou solidário ainda aos trabalhadores que vieram de fora e moram nos alojamentos. “Nossa, com esse calor, coitados, devem sofrer!”, disse.
VEREADORES FEDERAIS
Os vereadores de Três Lagoas aumentaram o seu campo de atividade. Agora, eles opinam com desenvoltura sobre questões da legislação federal. Tamanho entendimento poderia ser mais bem usado no trato de vários assuntos nos quais o município é carente.
CENTRO ODONTOLÓGICO
O vereador Jorge Martinho (PMDB) solicitou à Secretária Municipal de Saúde providências imediatas para solução dos problemas estruturais e sanitários em que se encontra o prédio do Centro Odontológico. A coluna apurou que uma casa foi alugada na rua João Carrato, em frente da praça Senador Ramez Tebet, a qual vai abrigar as futuras instalações do centro.
DEDETIZAÇÃO
A Prefeitura contratou a empresa Desinsetizadora Agroatta Ltda, no valor de R$ 34.564,00 para realizar serviços de dedetização e desratização (controle de pragas urbanas) nas escolas municipais e centros de educação infantil, entre outros prédios. O que não dá para atender é que a Prefeitura dispõe de vários funcionários do setor de endemias que realizam este tipo de serviço.