O Programa Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR) está realizando em Três Lagoas o I Módulo da Capacitação da Rede Local. Entre os dias 8 e 10 de novembro o auditório da Vila Vicentina será palco de discussões como “Sociedade, Cultura e Violência” e as “Doutrinas de Proteção Integral”, entre outros temas.
Essa capacitação é realizada em sete cidades de Mato Grosso do Sul e, em Três Lagoas foram quase 300 participantes da Administração Municipal, conselhos, Polícia e Judiciário.
Na ocasião estavam presentes a secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, que representou a prefeita Márcia Moura (PMDB); a coordenadora da Comissão do PAIR, Elizabeth Aparecida da Silva; a representante da Coordenadoria, Viviam Veiga; a delegada da Mulher, Letícia Logos; a representante da Secretaria de Assistência Social do Estado (SETAS), Marlene Esposito; e a promotora da Infância e Juventude, Ana Cristina Carneiro Dias.
“Esse encontro serve para que toda sociedade esteja preparada e unida em relação à denúncia e acompanhamento. A violência sexual causa sequelas graves em nossos jovens, então temos que nos capacitar para podermos tomar providências necessárias para garantir os diretos dessas crianças”, destacou Márcia Lúcia Firmino.
Para a coordenadora da Comissão do PAIR é de extrema importância que vários setores da sociedade se capacitem.
Já a promotora destacou que Três Lagoas é uma cidade com uma expectativa de crescimento muito bom. Para ela, nos casos de violência é preciso ter um olhar diferente para a sociedade: “Nesse caso nós precisamos ser mais técnicos e pensar nos desafios para saber o que essas famílias precisam”, explicou Ana Cristina.
O PAIR é desenvolvido através da parceria entre Administração Municipal, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Escola de Conselhos, para atuar no desenvolvimento de metodologias de fortalecimento das redes de proteção à criança e aos adolescentes. Em Três Lagoas, o segundo módulo está marcado para os dias 23 e 24 de novembro de 2010.