Três Lagoas registrou sete notificações de casos suspeitos de dengue na primeira semana deste ano. Apesar de o número ainda ser considerado baixo, corresponde a quase um novo caso suspeito por dia no município. Os dados da segunda semana ainda não foram fechados. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias, está em alerta e intensificando os trabalhos em decorrência desse período de chuvas, época propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Três Lagoas
Período de chuva deixa Setor de Endemias em alerta
Secretaria Municipal de Saúde fechou 2012 com 2.143 casos notificados de dengue em Três Lagoas
A Secretaria Municipal de Saúde fechou 2012 com 2.143 casos notificados de dengue em Três Lagoas. Desse total, 391 foram confirmados através de laboratório e 1.066 descartados. “A população tem que estar sempre em alerta, porque, com as chuvas, o número de casos pode aumentar. Temos intensificado os trabalhos através dos agentes de endemias, mas a população também precisa fazer a sua parte”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Neide Yuki.
Neide informou que, além do trabalho de rotina dos agentes de endemias, desde o mês de outubro de 2012 eles passaram a intensificar as ações juntos aos moradores devido ao período de chuvas. De acordo com a diretora, os agentes realizaram a visita em mais de cinco mil terrenos de onde foi recolhida uma grande quantidade de lixo, como sacos plásticos, latas, garrafas, pneus, entre outros objetos.
De acordo com a diretora, várias palestras educativas foram realizadas nas escolas e nas indústrias de Três Lagoas, a fim de conscientizar os alunos e a população sobre os perigos da dengue. “A cada chuva, o morador deve fazer uma vistoria em seu quintal para verificar se não tem água acumulada, pois uma chuva é suficiente para os ovos do mosquito eclodirem”, alertou.