Veículos de Comunicação

Exportação

Pesquisa aponta superávit na Balança comercial de Três Lagoas

Levantamentos são relativos ao período de 2000 até abril de 2016

Município de Três Lagoas lidera ranking de exportação em MS  - Arquivo
Município de Três Lagoas lidera ranking de exportação em MS - Arquivo

A proposta do Núcleo de Pesquisas Econômicas – NPE/TL, realizada pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é elencar variáveis relativas ao crescimento industrial do Município. Um dos temas que o NPE/TL trabalhou foi na geração de dados e informações relacionadas ao comércio exterior.

Para este levantamento, levaram-se em consideração os dados disponíveis no Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (2016), referente à importação e exportação realizadas pelo Município no primeiro período de 2000-2015, e, no segundo período entre Janeiro-Abril de 2016.

Nessa análise realizada pelo NPE/TL, os dados evidenciam o dinamismo do comércio exterior três-lagoense. Entre 2000-2015 houve uma significativa expansão da economia industrial voltada à exportação com destaque para 2009 com 2106% de acréscimos nas exportações. No período analisado pelo NPE/TL, Jan/abr.

Em 2015/2016 as importações operam em queda 45% e as exportações cresceram 9%. Portanto, o superávit da balança comercial de 2015 de U$ 204 milhões, foi expandido em 65% no mesmo período analisado pelo NPE em Jan/Abr 2016 atingindo a marca de U$ 313 milhões.

Três Lagoas é o Município mais dinâmico, em termos de exportação, se comparado com os outros três maiores Municípios de Mato Grosso do Sul com média superior a 60% da fatia de participação nas exportações.

Sobre temas do desenvolvimento: comércio exterior Três Lagoas exibe saldos positivos, resultantes do período econômico que o Município se encontra, com expansão de grandes unidades industriais e demais condicionantes do desenvolvimento econômico, uma situação atípica em relação a outras regiões do Brasil.

INDUSTRIALIZAÇÃO E MERCADO INTERNACIONAL

O processo de industrialização de Três Lagoas resultante de uma conjunção de fatores geoeconômicos que fortaleceram a estrutura produtiva que no início do século XXI, foi adaptada para atender a demanda do mercado internacional.

Os modais de transporte, incentivos fiscais, BNDES, recursos naturais e disponibilidade de terras como esses fatores reunidos potencializaram a produção de commodity celulose. Com esse pano de fundo, o período 2000-2015, deixa evidente essa transição da estrutura produtiva alicerçada na exportação.