Uma nova pesquisa revelou que nove em cada dez britânicos costumam ignorar chamadas em seus celulares e depois se desculpam por isso com alguma mentira.
Cientistas da Universidade de Salford, no Reino Unido, descobriram que a tendência de ser ignorado é maior entre as pessoas mais próximas do dono do aparelho do que com colegas de trabalho ou funcionários do banco, por exemplo.
O estudo mostra que as justificativas favoritas são: “não ouvi o telefone tocar”, “eu estava dirigindo”, “não achei o telefone”, “eu estava em reunião”, “apertei o botão errado” e “eu estava no banheiro”. Na lista das mais diferentes estão “eu estava alimentando o gato” ou “estava sem voz”.
Três por cento dos entrevistados disseram ainda que não atenderam porque estavam muito ocupados no quarto e por isso não puderam pegar o telefone.
Segundo o estudo, as pessoas mais próximas são as mais ignoradas porque o dono do telefone que deixa de atender sabe que vai demorar mais tempo ao telefone com os entes queridos. Ao se sentirem culpados é comum que inventem uma desculpa, por mais bizarra que seja, para encobrir a falta de educação.
Ashley Weinberg, psicólogo da universidade, disse que esse tipo de situação é normal.
É natural que as pessoas recorram a algumas justificativas por não ter atendido ao telefone porque elas acabam rompendo um contrato não escrito, psicológico. Em outras palavras, quem liga espera receber uma resposta e se isso não acontecer há uma quebra de vínculo. Para o bem da nossa auto-imagem e percepção que os outros têm da gente, nos sentimos obrigados a viver de acordo com essa expectativa.