Veículos de Comunicação

Três Lagoas

ProJovem Trabalhador vai oferecer seis cursos em 2012

O objetivo é oferecer qualificação para jovens em situação de vulnerabilidade social

Público-alvo do programa é de adolescentes e jovens entre 18 e 29 anos -
Público-alvo do programa é de adolescentes e jovens entre 18 e 29 anos -

O programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Prefeitura ProJovem Trabalhador, já tem os cursos definidos para o próximo ano: administração, embelezamento, metal mecânica, costura industrial, turismo e hospedagem e telemarketing. O objetivo é oferecer qualificação para jovens em situação de vulnerabilidade social com renda per capita de meio salário mínimo (R$ 272,50). O público-alvo deve ter idade entre 18 e 29 anos.

Conforme a diretora do Departamento de Trabalho da Secretaria de Assistência Social, Mara Carrara, nos próximos dias será divulgado o edital de contratação. “As empresas interessadas deverão entrar em concorrência para o início do curso”, disse, destacando que o começo das aulas vai depender da conclusão desse edital. “O processo pode ser um pouco mais lento em caso de solicitação de esclarecimento por parte das empresas. Por isso, ainda não é possível estabelecer uma data para o início do ProJovem 2012”, disse.

Os cursos têm duração média de seis meses. Segundo Mara, o ProJovem Trabalhador vai disponibilizar 1.000 vagas. Ela disse que 300 alunos serão inseridos ao mercado logo, após a conclusão dos estudos. Todos os alunos poderão concorrer às vagas. Eles aprenderão a formular um currículo e o encaminharão aos interessados em contratá-los. O processo de seleção será feito por cada empresa. “Os que não forem contratados de imediato também terão chances de conquistar uma vaga no decorrer dos meses. Eles também estarão preparados para o mercado de trabalho”, disse a diretora.

O curso é oferecido gratuitamente e tem três períodos diferentes (matutino, vespertino e noturno) que podem ser escolhidos pelos estudantes. Cada um deles receberá uma bolsa no valor de R$ 100 todos os meses.

Conforme Mara, a expectativa para o ProJovem Trabalhador de 2012 é bastante positiva. Na opinião dela, Três Lagoas precisa de profissionais qualificados. “Esse programa contribui para a formação profissional desses jovens e os tornam aptos a disputarem boas vagas de emprego”, disse.