Paralisadas desde o ano passado, as obras de reforma e ampliação do quartel do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros deverão ser concluídas somente em janeiro do próximo ano. A expectativa é do comandante da corporação, tenente-coronel Marcelo Dias.
De acordo com o oficial, ao assumir o posto, há um mês, as obras do prédio ainda estavam paralisadas. “A primeira medida foi comunicar a prefeitura para que juntos pudéssemos acelerar a inauguração da obra. Esta obra é fundamental para a manutenção da qualidade do nosso trabalho”, comenta.
A reforma e ampliação do quartel dos bombeiros tiveram início em agosto de 2013, quando foi assinada a ordem de serviço. No entanto, foram paralisadas no início do ano passado, quando a então empresa responsável desistiu de executar o projeto por questões financeiras.
O projeto foi orçado em aproximadamente R$ 900 mil, investimento fruto de convênio com a Petrobras, por conta dos impactos ambientais oriundos com a instalação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados no município.
Além da construção de uma nova fachada para a corporação, a obra ainda prevê a construção de um novo bloco, que irá, abrigar a garagem no térreo, e o dormitório dos bombeiros no piso superior. A reforma ainda contempla a construção de copa, hall, banheiros, lavabo e a instalação de um cano interligando dormitório e garagem, como nos quarteis americanos.
COMANDANTE
Esta já é a segunda vez que o tenente-coronel Marcelo Dias trabalha na cidade. Quinze anos atrás, Dias assumiu o Corpo de Bombeiros do município como tenente e, em entrevista ao Jornal do Povo, comenta sobre as primeiras impressões que teve ao retornar a Três Lagoas. “O perfil operacional da cidade mudou radicalmente. A indústria estava chegando em 2000, quando me mudei pela primeira vez”, conta.
Para o comandante, o crescimento de uma cidade repercute em toda a área de segurança, inclusive no Corpo de Bombeiros. “É nossa obrigação possuir viaturas especializadas para atender grandes ocorrências”, completou.
NOVOS MILITARES
Para acompanhar este crescimento, nesta sexta-feira, 26, será a formação de 166 soldados no estado de Mato Grosso do Sul. Segundo o coronel Dias, o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas vai receber 10 novos militares, que devem chegar à cidade no início de abril.
Proporcionalmente, Três Lagoas é a cidade que mais recebeu novos militares no Estado. “Considerando que serão poucos formados para atender todo o estado, dez soldados é uma boa quantidade”, conta.
Apesar da chegada de novos profissionais no Corpo de Bombeiros da cidade, Dias admite que continuará solicitando novos militares para a agregar a equipe. “À medida que mais profissional chegar ao Grupamento, mais campos de atuação haverá, e assim, serão mais viaturas e mais atendimentos a população três-lagoense”.
O objetivo do coronel é alcançar 90 militares efetivos. Atualmente, a equipe conta com 70 profissionais.